10 dos frevos mais conhecidos de Pernambuco


Se você pensa que só existe um frevo no carnaval de Pernambuco, vou te apresentar 10 dos frevos mais conhecidos de Pernambuco.


Frevo

Você sabe qual é o nome daquela música de frevo que tocam em todas as reportagens sobre carnaval em Recife?

O nome dela é Vassourinhas. Ela foi composta em 1909, por Matias da Rocha e Joana Batista Ramos e vendida para o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas. Quem já ouviu falar de Frevo conhece a versão instrumental desta música.

Vassourinhas Instrumental

Ao contrário do que muita gente pensa, o frevo Vassourinhas tem uma letra. O que acontece que sua versão instrumental se tornou a versão mais popular, e hoje é considerada tema do carnaval de Pernambuco. Se você ficou curioso com a versão original de Vassourinhas, ouça a versão gravada em 1945.

Vassourinhas – Versão 1945




Pois bem, acontece que há algumas semanas atrás, alguns amigos meus do Facebook perguntaram se existia outro frevo além do Vassourinhas – o qual, aliás, nem faziam ideia de que era esse o nome da música. Foi, então, que eu decidi fazer este post.

Voltei Recife

Muitos artistas começam seus show no carnaval com esse frevo, principalmente o Alceu Valença. O sentimento do povo é que isso é um elogio a cidade e ao seu carnaval.

Linda Flor da Madrugada

Esse é um clássico do frevo muito utilizado pelos grupos de rua e pelos cantores “menos conhecidos” – mas não menos queridos no carnaval.

Oh! Bela

Esse é outro clássico frevo de rua, mas essencial em qualquer repertório dedicado ao frevo.



Banho de Cheiro

Esse se tornou imortal na voz da Elba Ramalho, mas já não se ouve tanto no carnaval do Recife.

Festa do Interior

É muito curioso como essa música é um frevo, mas essa música parece mais feita para o São João, não acham?

Me Segura Senão Eu Caio

Frevo obrigatório no carnaval do Recife e no repertório do Alceu Valença.

Hino do Galo da Madrugada

Você acha que vai faltar o hino do maior bloco carnavalesco do mundo? Caso você esteja se perguntando, sim, tocam esse frevo fora do Galo.

Hino do Elefante+Hino da Pitombeira

Esse vem em dupla, pois quase não existe uma versão que não toquem as duas ao mesmo tempo. Ambos são blocos carnavalescos de Olinda, e o hino do elefante praticamente se tornou o hino do carnaval de Olinda.

É de Fazer Chorar

Até mesmo quando acaba a festa na quarta-feira de cinzas a galera continua frevando com músicas que se dispedem do carnaval!





Se você gostou deste post, dê um like na sua rede social preferida usando os botões abaixo! Você também pode compartilhar este texto no Facebook ou no Twitter, selecionando somente um trecho do texto e apertando no botão que irá aparecer!

Você também pode deixar seu comentário com suas considerações, sugestões ou mesmo reclamações que serão prontamente respondidas! Ou pode fazer sua pergunta na nossa página especial de contato!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta