Garota morre após susto… será verdade?

Ainda cheirando a novidade, um vídeo no You Tube já é motivo de discussões em fóruns e assunto de diversos blogs. Intitulado Girl Dies, Garota morre após susto, ou mesmo Susto deu zica, o vídeo mostra uma ‘pegadinha’ entre amigos que acabou causando uma tragédia – o atropelamento e suposta morte de uma jovem. Entretanto, seria este um vídeo verdadeiro? Que tal tentarmos desvendar a verdade por trás deste vídeo?




Antes de tudo, quem ainda não viu o vídeo, pode vê-lo aqui em baixo. Não recomendado para menores de 18 anos pela violência do acidente e suposta morte.

O vídeo intitulado Girl Dies, do usuário Akumie já tem mais de 900 mil visualizações, e foi publicado no dia 30 de Agosto de 2010. Curiosamente, não é permitido comentar o vídeo, e, por conta disso, outras pessoas lançaram versões do vídeo, permitindo os comentários, e tentando descobrir a veracidade do mesmo ou não. Inclusive, essa multiplicação do vídeo original permitiu diversos vídeos-resposta com pessoas dando seus palpites sobre o vídeo. Incluindo esta versão com replay em câmera lenta.

O vídeo que começou a ser compartilhado saiu do ar há meses.
O vídeo saiu do ar há meses.


O que poucos sabem, é que Girl Dies é uma versão resumida de um vídeo chamado Exhibit B-5, publicado pela usuária claudiamckinney em 24 de Agosto de 2010, e por isso é provavelmente o vídeo original. Segundo a usuária, o vídeo é uma prova utilizada em um dos casos de seu pai, um advogado, onde pode se ver desde os preparativos do susto até o final já visto em Girl Dies e um texto no final. O vídeo foi usado em um processo que o pai da garota atropelada lançou sobre a loira que aparece no vídeo, mentora intelectual do susto e companheira de quarto da vítima. Ironicamente, o vídeo original possui pouco mais de 200 mil visitas. Ele pode ser visto abaixo:

Ok, chega de vídeos, vamos tentar verificar se o vídeo é verdadeiro ou falso. Vamos tentar ler os comentários dos vídeos. Não temos muito no que se basear, afinal, são muitas as opiniões e elas diferem muito entre si, causando muitos ‘achismos’. Mas, alguns poucos comentários são muito interessantes, e levaram a diversas pistas relacionadas ao vídeo…

Provas Da Veracidade Do Vídeo

Embora muitos acreditem que o vídeo é verdadeiro, a única prova de que o vídeo seja verdadeiro é o texto apresentado no inicio e no final do Exhibit B-5, mostrando o caso onde fora utilizado como prova, com números do processo, e um endereço, provavelmente do advogado pai da claudiamckinney.

Provas Da Falsidade Do Vídeo

Após ler diversos comentários e textos sobre o vídeo, separei o que poderiamos classificar como provas da falsidade do vídeo. Para facilitarmos, vamos separar os pensamentos por ‘achismos’, opiniões técnicas – ‘achismos’ com definições técnicas de apoio – e no fim, algumas informações realmente comprovadas.

As Opiniões Dos Comentaristas Dos Vídeos


Muitas pessoas estranham o fato da vítima entrar na casa, não olhar a cozinha, e virar-se para direita, criando a oportunidade perfeita para o rapaz, que na opinião de muitos escondeu-se muito mal, e ainda por cima, não reparar a câmera de vídeo. Entretanto, outros apontam o fato dela estar bem distraída e ainda por cima falando ao celular como razões para essa falta de percepção.

Para alguns é estranho como a vitima corre escada abaixo, parecendo mais jogging do que uma fuga desesperada, parando exatamente no meio da rua, olhando exatamente para o lado ‘errado’ – de um jeito muito artificial -, criando a oportunidade perfeita para ser atropelada. Apontam ainda, que se fosse algo real, ela teria parado embaixo da escada e percebido que não passava de uma brincadeira.

Na hora do atropelamento, muitos apontam que o carro não está em uma velocidade alta ao ponto de causar um impacto tão forte na vitima – muitos declararam já ter sido atropelados -, e, caso fosse real, o carro também sofreria avarias – uma pessoa chegou a comentar que foi atropelada de modo parecido, mas acabou quebrando os faróis e o para-brisa no processo. Também apontam que não vamos a roda esquerda ‘dar um pulinho’ indicado ter passado por cima da vitima, como o final do vídeo parece indicar. Além disso, a poça de sangue que sai da boca da vitima é muito grande para os poucos segundos do atropelamento, e que para essa quantidade de sangue, a cabeça dela deveria ter sido esmagada.

Logo após o atropelamento, a câmera aproxima-se para focar na vitima, e já vemos o dono do carro fora dele. Muitos apontam que ele foi muito rápido para sair do carro, desviar da vitima e fechar a porta do carro, criando a oportunidade perfeita para a câmera focalizar no rosto da vitima.

Se o vídeo é de uma morte real, por que o You Tube ainda não apagou o vídeo?

Detalhes Técnicos

Os movimentos da vitima na hora do atropelamento parecem artificiais. Até parecem muito com o efeito exibido em um vídeo tutorial do programa de edição de vídeos, o After Effects, abaixo.

Verificando quadro a quadro o vídeo – sugiro baixar o vídeo e usar programa apropriado -, no exato frame do atropelamento, a maior parte do cenário borra, assim como os braços e as pernas da vitima, voltando ao normal no frame seguinte. Entretanto, os braços e pernas da vitima continuam borrados. Alguns apontam que isto seria resultado da velocidade na qual a vitima fora lançada, mas, baseado na qualidade do vídeo, o carro não aparece borrado nos frames nos quais mantém a velocidade, antes de frear.

A voz do dono do carro não aparenta ter as características sonoras típicas de quando se está no meio da rua – quem já gravou áudio ao ar livre deve saber melhor. Aparenta ser diferente dos demais, como tivesse sido gravada em estúdio.

Não foi encontrada nenhuma notícia relacionada ao caso em nenhum meio jornalístico. Tão pouco nenhuma história em blogs voltados à notícias bizarras. As únicas referências são relacionadas ao mistério dos vídeos.

Informações Comprovadas

Chegamos a um ponto importante; O blog italiano Il Disinformatico realizou uma pesquisa relacionada ao vídeo, e eis aqui suas descobertas:



O endereço que aparece no vídeo está errado. Na localidade de Pacific Palisades não existe Castelmar Drive, mas sim Castellammare Drive. Mesmo supondo que o endereço tenha sido escrito com erros, no endereço e nas proximidades em questão não consta nenhum Brent Howell.

O numero que aparece no vídeo [770-1571] pode ser um numero de telefone sem o prefixo. Na região de Pacific Palisades, o prefixo é 310. Uma pesquisa realizada com o número completo, revela que o numero é de celular, e que é associado a Newborn Pictures, uma produtora de vídeos.

Finalmente, se reparamos nos outros vídeos da claudiamckinney, vemos entre eles o filme Pennyweight, um filme da Newborn Pictures! Coincidência?

Será que podemos chegar a uma conclusão?

Possivelmente não, mas eu tomo partido de uma teoria: o vídeo é falso, e foi produzido pela Newborn Pictures. Agora, me resta tentar entrar em contato com a empresa, e me informar sobre o vídeo. Ou procurar notícias novas sobre o vídeo, nos próximos dias.

Entretanto, podemos ver que a curiosidade que o vídeo causou – se juntamos as visualizações dos 2 vídeos, teremos mais de 1 milhão de acessos em duas semanas! É interessante verificar como a morte, o desastre e a ironia chama atenção de pessoas do mundo inteiro. Enfim, esperemos a próxima sensação do You Tube

[UPDATE] Ela Se Entregou

http://www.cindyvela.com/

Essa foi rápida: Descobriram um perfil do Twitter, a @CindyVela, a vitima da brincadeira. Fazem dias que ela está se divertindo com a galera preocupada se o vídeo é real ou não. Ela entregou que o vídeo não passa de um projeto da Newborn Pictures [Não falei?]. A Cindy Vela é atriz, modelo e cantora. Seu papel mais importante até o momento é o de Desdemona, no filme Desdemona: A Love Story, de 2009, ainda não lançado no Brasil.

Além disso, a loira do vídeo é Mircea Monroe, atriz e modelo, que já fez filmes como House of Dead 2, Tekken, e, o ainda não lançado no Brasil, The 41-Year-Old Virgin Who Knocked Up Sarah Marshall and Felt Superbad About It.

Clique para ampliar as imagens do Twitter de Cindy Vela


Atualização:
Por algumas horas o e-farsas conseguiu descobrir a verdade do vídeo antes deste blog. Quer saber mais? Clique

Atualização 2:
A Newborn Pictures faliu pouco mais de um ano após a repercussão do vídeo. As atrizes que aparecem no vídeo continuam atuando em pequenos filmes.

35 comments on “Garota morre após susto… será verdade?

  1. Pára. Não são permitidos vídeos com cenas de sexo ou com cenas fortes de violência no Youtube e isso não é “achismo”, é fato. Quem tem conta lá sabe muito bem disso. Vc pode até subir um vídeo assim para o serviço, mas eles tiram depois de algumas horas. Se ele tem mais de 900k visualizações com certeza é fake.

  2. Não consigo acreditar em tudo que sai na net, em relação a vídeos. Mas sabe que esse me deixou assustado. Já algumas coisas caseiras que se aproximam da realidade. Prefiro não dar muita bola pra isso. Existem pessoas que vivem apenas de criar polemicas na net e publicarem coisas falsas. Ainda assim, o blogo é muito legal. Venha conhecer o meu, no portal BOM DIA. Abraços

  3. Gente, é só prestar atenção! tem uma pessoa com uma filmadora ou digital atrás do motorista…o que é isso? rs é claro que é montagem…quase perfeita..

  4. Bem, este foi falso. Mas poderia ter sido real. A estória, os fatos, e a forma como aconteceu, podia estar retratando um fato real.
    Sou literalmente contra estes tipos de brincadeiras, pois em uma cena real dessas não se pode prever as atitudes de uma pessoa em desespero. Embora não real, mas possivel de ocorrer, este video deveria ser mostrado à todos que gostam de fazer brincadeiras de mal gosto. Parabéns pela pesquisa e elucidação das dúvidas!

  5. Comentário atrasado mas provavelmente eh falso, alem das evidencias da mulher parecer facil demais de se pegar no trote, no momento do atropelamento o corpo dela eh atingido pelas costas e ao cair, ela vira-se um pouco de lado e entra embaixo do carro, passe o video em camera lenta que vc verá que parece q ela vem abaixando para entrar atras do objeto fora que o movimento dos braços não é coerente com o impacto. depois ela aparece depois da roda que teria passado por cima dela, mas não há evidencias disso no corpo como algo esmagado ou marcado pela pressão do peso do carro, fora a posição em q morreu não corresponder nem um pouco com a da queda… eh como se ela tivesse se arrastado um pouco pra fora do carro e posado pra morrer ao inves de morrer na hora…. O carro também não está amassado… outra coisa é que ela seria jogada pra frente após se entortar toda em cima do capo e não entrar embaixo pois foi um grande impacto e o carro parou quase na mesma hora. O som produzido também parece mais de uma porta de carro fechando do que dessa pancada… o barulho seria bem mais feio e bem mais baixo, note que o som tá muito nitido, portanto evidencia som gravado para dar mais impacto na cena, auxilio sonoro para dramaticidade desta cena.
    acho também que ela não morreria com os olhos fechados tão delicadamente e esta expressão suave no rosto (no minimo ia sair algo do nariz, olhos esbugalharem beem feio mesmo), além da amiga que levou a camera filmando, acho que para estar tão desesperada e gritar assim, largaria a camera assim que o carro bateu na mulher, ou a camera ficaria virada pro chão, pro teto, não filmar todo o trajeto da escada até o corpo.
    Acho muito provável que seja montado, analisando oq acabei de falar acabei de perceber que daria mesmo pra fazer isso num programa editor de imagem e ficaria assim, daria até pra evitar esses erros e criar algo mais impactante ainda.

  6. Realmente o vídeo é falso, no entanto este video foi sim utilizado em um processo.
    trata-se de uma “restituição” onde o réu foi o motorista e co-réu foram os que bolaram o susto.
    no final, todos foram absolvidos.

  7. Trabalho no SAMU 192, Resgate Avançado, a cinemática do trauma não está adequada, não houva alteração na trajetória do veículo e a suposta vítima tinha altura superior a frente do veículo, devendo ser projeta contra o seu para-brisa, é ainda tem gente que usa material da Internet para fazer trabalhos escolares e acadêmicos….Brincadeira !!!!!!

  8. Só não é totalmente FALSO, pois seus personagens e cenários são bem reais…. só quem acredita em discurso de político, não vê que 90% na Internet é pura ficção !!!!! A única verdade que há, está na loucura e insanidade humana, pois o resto é só um teatrinho…….

  9. Se fosse verdadeiro, não teriado sido usado como prova, pois ninguém é obrigado a construir prova contra si mesmo, é o vídeo foi produzido pelos indiciados…

  10. Bem quando vi o vídeo logo de ínicio fiquei chocado. Mas vi que algo estava errado….. e procurei a analisar a cena novamente, e quando se olha pela 2ª vez logo se percebe que não passa de uma montagem tudo.
    Ainda bem….rsrs.

    Ah e valeu por elucidar as dúvidas.

  11. Ah, fiquei tão impactada que ainda não estou totalmente convencida sobre a falsidadedo video, mas devo confessar q dei Graças a Deus quando encontrei esse blog! rs Fiquei mais aliviada com a ipótese de que tudo não passou de uma montagem…

  12. Puts, assim que vi o video no YouTube corri para pesquisar se o video era falso ou não.
    Realmente fiquei !Impactado! ao ver o video.
    Muito bom esse Blog!, adorei as informações contidas sobre o video neste Blog, e a pesquisa feita foi muito boa !!. Meus parabens para o produtor, ou produtores deste Blog.
    Muito bom mesmo !!!!!!

  13. .. E para constatar ainda mais a falsidade deste video, eu achei também no You Tube, um video publicado TAMBÉM pela usuária claudiamckinney, titulado ‘Scariest Ghost Attack’.
    e no final deste video TAMBÉM aparece inscrições de endereço e números, tal como no video da garota que morre apos susto. E Também, percebendo ali nas sugestões de videos, aparece o video da tal garota que morre apos susto. / Coincidência? \
    ……Aqui esta o link do video : http://www.youtube.com/watch?v=0_wA4MY-5R8&feature=channel

  14. e tambm pode se ver q depois que a garota foi atropelada a mulher que esta com a camera ainda segue correndo com a propria camera posicionada ate mostrar o rosto da garota!
    uma pessoa no fato real nao iria ate a garota com a camera posicionada tao direitinha como no video!

  15. Primeiro, o vídeo na verdade só não foi real por já ter dito ser fake. Mas pra quem prestar atenção pra cada segundo do mesmo, percebe que o desespero da amiga, não faz largar a câmera mas também não deixa visível o espaço todo, ela aponta a câmera para o chão como seria o normal se fosse filmadora de mão com o apoiador. E quando ela chega e filma, não filma por muito tempo e mostra o velho saiindo do carro e desesperado e a pessoa que aparece atrás é nada menos que o carinha que a assustou e coloca as mãos na cabeça expressando o desespero o qual evidenciou no “choro” ao descer as escadas com pressa e logo atrás da amiga (loira). Reparem na camisa dele. (ele não é alguém que saiu do carro e começou a filmar, como já disseram aqui. ¬¬)

    Outra coisa, pra quem vê o vídeo e só focar na atriz, Rachel, ela realmente pecou ao olhar pro sentido oposto da via, mas é notório que ela já estava parando até por ter se dado conta que era uma brincadeira e ao ser atingida ela não foi atingida em uma posição só, reparem que ela com a pancada do carro dá uma pequena virada justamente para o lado o qual aparece já debaixo do mesmo. E como qualquer pessoa sabe, apesar de o sentido está para um lado, a pancada do carro a locomove no mesmo sentido que o carro, o que faz ao que quando o carro pára já a um bom pedacinho do pneu dianteiro dela, ela possa estar na mesma posição virada como o qual milésimos de segundo foi virada pela a batida em si.

    Então, foi um ótimo vídeo. Eu sempre duvido de vídeos como este na internet, mas este assisti duas vezes e me convenci ao ao pensar e ver tudo isso nas duas vezes que vi, que teria sido verdade, mas ainda assim fiquei com a pulga atrás da orelha vim investigar e achei este site com o conteúdo maravilhoso e com um meio de comunicação fácil e detalhado para explicar as coisas.

    Ainda bem que o vídeo é fake. Seria uma história bem triste se fosse real, e acho que esse que era o foco do mesmo: Alertar sobre a reação das pessoas, às vezes o acaso não é generoso e as ações do ser humano implicam para com ele. Então acho que a moral do vídeo é falar sobre a cautela mesmo em brincadeiras.

  16. Mto bem feito , tem até um tutorial ensinando a como fazer a mesma montagem com videoclip de um carro passando e um outro video de clip de uma pessoa passando na rua, e editando no programa com efeitos especiais, no adobe after effects .

Deixe uma resposta