Se o Pateta e o Pluto são cães, porque o Pateta fala e o Pluto não?

Mais uma daquelas perguntas que muitos fazem pela internet, seja pela brincadeira, seja por questões pseudo-intelectuais. Enfim, embora já tenha respondido esta pergunta em outro post, percebi que muita gente não associava a resposta a pergunta, e por isso, estou fazendo outro post com a mesma explicação, para ver se desta vez a galera entende. Vamos a resposta do famoso Paradoxo do Pluto a do Pateta.

GoofyPluto_

Um conceito que algumas pessoas não entendem é o conceito do antropomorfismo. Basicamente é uma forma de pensamento que atribui características humanas “coisas” não-humanas: deuses mitológicos, elementos da natureza, animais, objetos, etc.


Nos desenhos animados, existe um costume de se utilizar personagens não-humanos, a principio para facilitar o desenho do personagem. Na grande maioria das vezes, essas personagens são animais com caracteristicas humanas – como por exemplo, o Pica-Pau, o Pernalonga, o Tom, etc. Atente ao detalhe: apesar das caracteristicas humanas, ainda são animais – o Pica-Pau ainda voa e pica madeira; o Pernalonga come cenoura e mora em uma toca de coelho; o Tom dorme como um gato e gosta de leite e peixe. Ou seja ainda são animais.

Em um texto em seu site, a Disney declarou que Mickey, Pato Donald, Pateta e seus amigos não são animais antropomorfizados. Eles são seres humanos, mas desenhados como se fossem animais. Por exemplo, o Pato Donald não come no chão, nem nada como um pato; O Pateta não rói ossos ou corre atrás de gatos. Eles agem como humanos, com o visual de animal. E como seres humanos, eles podem ter animais de estimação.

Portanto, a diferença entre o Pateta e o Pluto é que o Pateta é um ser humano, e o Pluto é um animal de estimação. Por isso um fala e o outro não.

Como um bônus, vejam esta imagem da animação “Pateta: o Filme”, como Max, o filho do Pateta, e Roxanne, o interesse romântico do Max. Abaixo, uma fanart interpreta a cena como se eles tivessem visual humano.

maxgoofy

humamaxgoofy



Rafael Portillo é o criador dos blogs RAOPO e TeiaCast. É pai, marido, trabalhador, blogueiro e fanático por podcasts.

Publicado em Curiosidades, Pesquisas Marcado com: , , , , , , , , , ,
3 comentários sobre “Se o Pateta e o Pluto são cães, porque o Pateta fala e o Pluto não?
  1. kiddo disse:

    Ou seja: porque um é bicho gente e o outro bicho bicho ! Simples. Afinal, os desenhos são para as crianças, não ?

  2. Zaider disse:

    Seria muito mais legal falar que são evoluções diferentes…

    O pluto sendo um cachorro como conhecemos hoje em dia, e o pateta ser uma outra evolução que alcançou o status humanoide.
    Assim como outros personagens, novas evoluções e costumes fazem mais sentido, pq, por mais que o Pato Donald não pegue nada do chão, ele anda SEM CALÇAS, isso seria um tipo de costume da raça dos patos, pois todos os outros derivados do Pato Donal (seus sobrinhos, o Tio Patinhas, entre outros), também não usam calças, imagina transpor isso para se o Pato Donald tivesse aspecto humano, ele seria preso na hora por atentado ao pudor…

Deixe uma resposta

diadopodcast

Redes Sociais

Assine nosso feed Facebook Twitter Google Plus Pinterest

Menu

manimacoes
massustador
mcinema
mcuriosidades
mdicas
meventos
mgames
mhumor
mimagens
minternet
mmusica
moutros
mpaposerio
mpesquisas
mpessoal
mpodcasts
mrecomendacoes
msexo
mtelevisao
mtelevisao
mvideos