35 Anos De 199 Heróis 4


Na década de 1980, a extinta rede de televisão Manchete trazia ao Brasil as séries de super-heróis japoneses, também conhecidas como Tokusatsus – que na verdade serve para qualquer obra com efeitos especiais. Dentre elas, veio Changeman, um Tokusatsu do tipo Super Sentai – que pode ser traduzido como Super Esquadrão. Nos anos seguintes, três outros Super Sentais foram exibidos na TV brasileira: Google Five, Flashman e Maskman. E com o fim da Manchete, só viríamos a ver os Super Sentai novamente na formula adaptada dos Power Rangers.

Eis que, em 2010, uma notícia me chamou a atenção: a Toei – empresa que produz Tokusatsus – iria homenagear os 35 anos das séries Super Sentai no Japão com uma série inteira: Kaizoku Sentai Gokaiger – Esquadrão Pirata Gokaiger.

Enredo

O poderoso Império Zangyack decide invadir o planeta Terra, trazendo consigo uma frota inteira de naves, cercando o mundo inteiro. O ataque massivo é demais para um pequeno grupo de protetores chamados Goseiger. Prestes a serem derrotados, ele recebem reforços poderosos: todos os membros dos 33 grupos que já protegeram o planeta se reúnem para tentar deter a ameaça – incluindo, heróis que deveriam estar mortos! Entretanto, os heróis são vencidos pela gigantesca quantidade de soldados que saem das naves. Aos heróis, só restam uma saída: sacrificar seus poderes, em prol da destruição de toda a frota Zangyack. E assim, os heróis conseguem salvar a Terra. Agora, sem poderes, restam aos heróis voltarem ao anonimato, e seguirem com suas vidas.

legendarywar

Os anos se passam, e uma nova frota do Império Zangyack – muito menor que a anterior -, liderada pelo príncipe herdeiro Warz Gill, tenta invadir a Terra, que desta vez, está totalmente sem heróis para protegê-la. Eis que surge um grupo de piratas especiais, os Gokaiger. E, surpreendentemente, os Gokaigers possuem uma habilidade incrível: através de chaves especiais, eles podem se transformar em qualquer membro das 34 equipes de heróis que já protegeram a Terra! E, com isso, impedem a segunda tentativa de invasão do Zangyack. Mas, quando as pessoas acreditavam ter encontrado novos heróis, eis que o grupo revela que estão na Terra apenas para encontrar o maior tesouro do Universo, que está escondido na Terra, e que só estão enfrentando o Zangyack por que eles estão atrapalhando sua caça ao tesouro.

zangyack

Eis que, os piratas descobrem que, para conseguirem o maior tesouro do Universo, eles terão que reunir os grandes poderes de cada uma das 34 equipes anteriores, e para isso, terão que mostrar que são dignos de receber estes poderes!

gokaichange

Os 51 Episódios

Enquanto no Brasil nos acompanhamos séries e desenhos diariamente, e esperamos que cheguem novos episódios meses depois, Gokaiger foi exibido na TV japonesa Asahi um episódio por semana, e disponibilizado para download em fansubs americanos poucos dias após sua exibição no Japão. E esta experiência, apesar de cansativa e dramática, foi muito empolgante, e posso dizer que Gokaiger foi meu Lost!

redgokaichange

Apesar dos efeitos especiais estranhos – mas não tão estranhos quanto os efeitos usados nas séries americanas – e do enredo ~infantil~, a série me cativou, primeiro pelo fanservice de ver todas as séries Super Sentai homenageadas, e segundo pelo carisma dos personagens principais, suas histórias e tridimensionalidades, e seu aprendizado sobre o que foram e o que significaram os Super Sentai.

YellowGokaiChange

E mais, pois a série nos brinda com uma metalinguagem divertidissima na forma do sexto membro da equipe, o Gokai Silver, que é um otaku de Super Sentai, representando a maioria dos fãs deste tipo de série, e servindo de guia para a equipe que quase nada sabia dos Super Sentai.

machetegokaiger

Tambem vale explicar que as homenagens as séries anteriores são uma grande atração da série, e um excelente trabalho de coreografia, pois, o poder dos Gokaiger é usar os poderes dos Sentai anteriores, assumindo seus visuais e armas especiais. Não somente, eles lutam usando a mesma formação e a mesma maneira de lutar do herói que estão vestindo, sem que, entretanto, você deixe de identificar qual membro da equipe está usando qual poder.

E ainda, os episódios onde os Gokaigers tem de conseguir os grandes poderes dos grupos são uma homenagem à história de cada um desses grupos, com participações especiais dos membros originais das séries. São muitos detalhes para explicar, mas, assim que você percebe-los, vai ficar admirado!

Conclusão

Recomendo a série para todo aquele que tem o minimo de curiosidade sobre Tokusatsu/Super Sentai. Você pode assistir a série através de fansubs que a legendaram em português. E, apesar de parecer ilegal, a Toei nunca se pronunciou contra a distribuição dos episódios, uma vez que seu objetivo é vender produtos relacionados à série, portanto, assista sem peso na consciência.

gokainatal

Explicar qualquer detalhe a mais do enredo vai atrapalhar sua experiência, então assistam pela curiosidade, e decidam se vão assistir aos poucos ou de uma vez só.

Bônus

Como o bônus, Gokaiger teve 4 longa metragens exibidos nos cinemas japoneses:

Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle – Crossover de Gokaiger com a série anterior, mas que tambem comemora o 35 ° aniversário exibindo todos os membros de Super Sentai aparecendo ao mesmo tempo. Vale tambem pela batalha de todos so robôs gigantes juntos.

Kaizoku Sentai Gokaiger the Movie: The Flying Ghost Ship – Longa apenas do Gokaiger, e embora seja fraco, vale pela luta com todos os capangas de todas as séries anteriores.

Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Space Sheriff Gavan: The Movie – Valiosíssimo, este longa traz a retomada dos Metal Heroes trazendo novamente Gavan de volta à ativa. Vale lembrar que Gavan e suas séries posteriores – Sheider e Sharivan – passaram no Brasil em canais diferentes.

Kamen Rider × Super Sentai: Super Hero Taisen – Apesar de focado nos Gokaiger, na verdade este longa traz o inimaginável: juntar Super Sentai e Kamen Riders. Apesar do enredo fraco, vale pelo inédito.

Segue, por fim, o encerramento de Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle:

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

4 pensamentos em “35 Anos De 199 Heróis