4 O novo país das maravilhas 3


É sabido que existem pessoas que escondem sua identidade na internet para poder fazer e falar o que querem, criando muitas vezes os trolls. Mas, existe um lugar onde isto é levado as últimas consequências. Existe um lugar onde o anonimato é regra; onde pessoas se encontram e outras se perdem; onde uma pessoa diz o que pensa ou finge ser quem quer; e este lugar se chama 4chan.

Logo do 4chan

Clique para ver no tamanho original

O 4chan é um fórum no estilo imageboard – focado em imagens – em inglês, baseado em um fórum japonês chamado Futaba Channel, ou 2chan. A ideia de seu criado, conhecido como Moot, era criar um lugar, em inglês, onde se possa falar de Anime. Mas desde então, o 4chan cresceu absurdamente. Ele ainda tem onde falar de anime – assim como vários aspectos da cultura japonesa -, mas seus tópicos já abordam os mais variados assuntos: culinária, fotografia, trabalhos manuais, programação, videogames, quadrinhos, entre vários outros.

Atualmente, o 4chan é um site mantido por doações e moderado por voluntários. Ele é dividido em vários sub-fóruns, de acordo com cada assunto. Em cada sub-fórum, uma lista de tópicos é apresentada, partindo do mais recentemente comentado. Caso um tópico demore a ser comentado, ele vai sendo passado de página em página até ser apagado – o site não salva nenhum tópico ou imagem.

Bata sua cara no teclado

Clique para ver no tamanho original

Outra característica, talvez a mais marcante, é que todos são anônimos no 4chan. Não se faz nenhum cadastro para comentar ou criar tópicos, e, apesar de poder se identificar de alguma maneira, é totalmente desencorajado. Fora isso, existem regras gerais para os fóruns, e cada sub-fórum possui suas regras extras, exceto por um único fórum.

Minha palavra meu arco e meu machado

Clique para ver no tamanho original

O Random, também conhecido como /b/ é o caos encarnado. Nele se fala de qualquer assunto, e a maioria das regras não valem para ele. Talvez a regra mais importante do /b/ é não colocar nenhuma imagem relacionada a pedofilia. Por conta disso, o /b/ é conhecido como o local mais perigoso para os novatos e os mais fracos do 4chan.

Time perfeito

Clique para ver no tamanho original

Existem diversas histórias do 4chan, algumas as quais comentarei em outras oportunidades. Só para constar, o 4chan é lar do Anonymous – famoso “grupo” responsável por ataques na internet. Além disso, criminosos já foram encontrados através do 4chan, além assassinos que já declararam no 4chan onde estavam os corpos de suas vitimas. Isso sem contar que o lugar é o local de origem de alguns dos mais famosos memes da internet, como o Rick Roll.

Turminha

Clique para ver no tamanho original

Para terminar, eu aviso que você só deve entrar no 4chan por sua conta e risco. É necessário saber ler e escrever em inglês, e saber que eles tem nenhuma paciência com novatos. E provavelmente vai encontrar coisas que você não quer encontrar. Você foi avisado.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “4 O novo país das maravilhas