5 termos que você gostaria de saber o significado 4


Existem muitos termos que você provavelmente já ouviu falar, e gostaria de entender o que eles querem dizer. Apresento aqui 5 termos que você gostaria de saber o significado para começar, e, se você tiver outros termos que gostaria de entender, deixe seu comentário aqui, neste post.

Programa Marília Gabriela Entrevista

Sine Qua Non

O termo sine qua non, tanto utilizado pela entrevistadora Marília Gabriela, significa, em latim, “sem o qual não pode ser”, ou seja, se refere ao indispensável, aquilo sem o qual tal coisa não teria acontecido. Por exemplo: a condição sine qua non de você sair para trabalhar é para receber dinheiro no dia de pagamento. Inicialmente era utilizado como uma expressão legal – exemplo, a condição sine qua non de um assassinato é matar uma vítima -, porém já se tornou corriqueira graças a entrevistadora. O seu plural é Sine quibus non.

Data Venia

Data venia vem do latim e significa “dada a licença” ou “dada a permissão”. É uma forma educada e polida de discordar de algo que outra pessoa falou. Seria como dizer “Desculpe” ou “Com licença”.

É amplamente utilizada em contextos jurídicos quando o profissional pretende discordar sem parecer arrogante ou autoritário. É considerada indispensável e praticamente obrigatória quando se discorda de alguém com um cargo ou posição superior. Quando dirigida a alguém com posição inferior, pode ser considerada como ironia.

Amiúde

Antes de explicarmos, talvez seja bom apresentar a música Chão de Giz, composta por Zé Ramalho, e já interpretada por ele e por Elba Ramalho.




Tem um termo que muitas pessoas se confundem nesta música: amiúde. Amiúde significa algo que acontece repetidas vezes, frequentemente. Você usaria no lugar de “todo dia”, “sempre, “constantemente” e seus sinônimos. Por exemplo: desde que fui a fazenda do meu tio nas férias, volto para lá amiúde. É um termo outrora – antigamente – bastante utilizado em jornais e revistas: assassinatos naquela região ocorrem amiúde.

Ululante

Ululante é algo que ulula, grita, berra. Ulular vem do latim ululatus, que significa uivo. O termo ficou bem conhecido graças ao escritor Nelson Rodrigues, que escreveu um livro chamado Óbvio Ululante, em 1950, cujo o título se tornou uma expressão muito utilizada anos atrás. A expressão óbvio ululante significa uma coisa tão óbvia, tão ‘na cara’ e as pessoas não enxergam.

Status Quo

Status Quo significa estado atual, em latim. Por exemplo, o mandato da presidenta Dilma é o status quo. O processo eleitoral deste ano ameaça este status quo, uma vez que outro presidente possa ser escolhido. Muitas pessoas gostam de usar o termo “considerando o status quo”, o que significa “considerando-se a situação atual”. Por exemplo: considerando o status quo da politica brasileira, dificilmente teremos uma reforma politica que agrade a população.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

4 pensamentos em “5 termos que você gostaria de saber o significado

  • Roberto Nazário de Gusmão

    Na advocacia utilizamos frequentemente a expressão SINE QUA NON para nos referirmos à danos materiais ou morais.

    Como ventilado no texto, a condição sine qua non é aquela sem a qual o dano não teria ocorrido.

    EXEMPLO: Em uma colisão de trânsito, alguém deve agir com Imprudência, Negligência ou Imperícia, uma vez que se nenhuma destas ocorrer, impossível ocorrer um acidente. Assim, se aquele que provoca o acidente age de forma a se constatar: Imprudêcia (deixando de guardar distância entre veículos), Negligencia (deixando de sinalizar um retorno ou entrada em rua próxima) ou Imperícia (errar a baliza e amassar o carro ao lado, dizemos que esta condição do acidente é uma condição sine qua non.

    Ou seja, sem ela não teria ocorrido o dano.

    A explicação é muito básica para os leigos, mas existem questões mais profundas.

    OBS.: não pude editar o texto, mas sempre que se usa expressão em língua não pátria, devemos destacar a expressão (ou texto) preferencialmente em negrito, itálico e sublinhado.

    • Rafael Portillo Autor do post

      Acontece que a pergunta chegou para mim através do formulário de contato. Quem enviou tinha essa dúvida por que ela ouviu o pessoal de uma rádio brincando com essa ideia.