A Lingua e Seus Sabores


Existe uma anedota antiga, a qual já escrevi sobre ela neste blog:

O professor de faculdade fala na aula que o esperma do homem tem glicose – que é responsavel pelo gosto doce do açucar – em grande quantidade. Uma aluna loira pergunta:
“Então por que o gosto não é doce?”
Após todos rirem muito, ela esta saindo da sala, quando o professor responde:
“As papilas que sentem o gosto doce ficam na ponta da língua e não no fundo da garganta!”

Nessa anedota, existe um conceito o qual muitas pessoas acreditam, de que a lingua tem partes onde identifica-mos melhor cada sabor. Pois bem, a verdade é que sentimos o gosto por igual, na lingua inteira. Isso mesmo, não existe um lugar onde você sinta melhor o salgado, pior o doce, ou mesmo uma desculpa para porque o gosto do esperma não e doce. Acontece que esta idéia, popular em várias partes do mundo, é na verdade o resultado uma má interpretação da tradução de um texto alemão feita por Edwin G. Boring. Falaremos dele em outra oportunidade, é necessário.

A Lingua

Que gosto será que tem um piercing?

Outra descoberta interessante, é que existem seis sabores básicos classificados no mundo: o amargo, o ácido, o salgado, o doce, o umami e o metálico. E apartir deles se conseguem vários outros sabores que temos. Para aqueles que estão na dúvida, o umami é considerado o sabor de carne de frango, sabor este que está presente em outras carnes, e foi comercializado em produtos como o ajinomoto. Já o sabor metálico é considerado o gosto do sangue. Ambos os gostos Umami e Metalico são reconhecidos de maneiras diferentes em algumas partes do mundo. Ainda existem alguns sabores que estão sendo analisados para se tornarem sabores básicos.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta