A verdade sobre o Nióbio 1 Comentário


Já fazem alguns anos que ouço falar sobre o Nióbio, mas, devido a minha falta de informação no assunto e ao tom alarmante dos textos, acabei deixando ele de lado até conseguir alguma nova informação. Eis que a internet trouxe este assunto até mim.

Segundo o que as pessoas vem alarmando, o Nióbio seria um metal precioso por sua utilidade, e que seria quase que exclusivo do Brasil. Além disso, ele estaria sendo roubado do Brasil para que os Estados Unidos e o Canadá faturem milhões nas costas dos Brasileiros.

Cauê Moura

O vídeo do Cauê Moura me preocupou, afinal, este cara não fala besteira. Mas, pelo visto, até mesmo ele caiu nos boatos que circulam o metal. E eu teria caído também se não fosse pelo querido Pirulla!

Pirulla

Só para constar, para aqueles que querem provas, o Pirulla colocou todas as fontes de sua pesquisa na página de seu vídeo aqui portanto, entrem e tirem suas dúvidas.

Mas, como boato nenhum morre fácil, Pirulla teve de voltar a explicar mais detalhes sobre o Nióbio, corrigir seus erros, além de responder as perguntas dos queridos comentaristas de You Tube.

Resposta do Pirulla

E quem quiser as fontes, mais uma vez a página do vídeo do Pirulla trás suas fontes.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

Um pensamento em “A verdade sobre o Nióbio

  • Zecando

    Isso nada mais é do que a falta de transparência na divulgação da exploração mineral no Brasil. De tudo o que é pertinente ao assunto. Por exemplo: quanto urânio é extraído em mineração direta e mineração em que o urânio é um agregado? Quais as medidas de segurança para se evitar a exportação clandestina? E quanto ao tório?

    Outro exemplo: apesar de se saber que é o DNPM o órgão que elabora as normas a respeito de mineração no país ( no papel) ,não é informado como são fiscalizadas as lavras no Brasil na prática (periodicidade, como são executadas, capacitação dos servidores, etc.). Quais são os tributos para cada minério e mineral específico e quanto material está saindo do país de fato (sabemos que há assimetria nas informações)? E quanto a sustentabilidade, O que as empresas estão fazendo para recompor o meio ambiente danificado pela exploração mineral?

    Há algum tempo foi feita uma denúncia de que a exportação de ferro em estado bruto para o Japão estava sendo paga pelo próprio ouro que saía agregado ao ferro (não sei se isso ainda acontece porque houve aumento da pelotização do ferro exportado).

    E assim vai…