O que você precisa saber para acessar a Deep Web


Você quer acessar a Deep Web? Então você precisa saber de algumas coisas antes de acessá-la.

Nos últimos anos, muito se tem falando da Deep Web. A curiosidade das pessoas faz com que muitos busquem por métodos para conseguir acessá-la. E muitas acabam vindo procurar estas informações neste blog. Por isso, decidi compartilhar algumas de minhas experiências relacionadas à Deep Web.

Como funciona o TOR

Como funciona o TOR

O que é a Deep Web

Tecnicamente falando, está na Deep Web qualquer site que não possa ser indexado pelos sistemas de buscas tradicionais – como o Google e o Bing -, como fóruns e grupos fechados. Essa definição permite que você mesmo possa deixar seu site em “uma Deep Web” caso você use de artifícios para evitar que os sistemas de busca encontrem seu site.

Claro que não é isso que as pessoas procuram. Quando elas falam de Deep Web, elas buscam pelas páginas escondidas que usam de processos de criptografia, as quais você só consegue acessar utilizando de programas como o famoso TOR. Em alguns grupos, esses sites são chamados de Dark Web.



Não existe somente uma Deep Web

Segundo fontes, existem, pelo menos, 10 ‘Deep Web’s diferentes. Eu explico: quando as pessoas falam de uma ‘Deep Web’, na verdade estão falando de um programa que cria uma conexão criptografada com certos sites da internet, despistando qualquer um que tente interceptar seus dados.

Cada programa tem seu método de criptografia e de despistamento. Por isso, através de um programa você não consegue acessar sites que foram adaptados para outro programa. Por exemplo, se você usar TOR, você não consegue ver sites que tenham sido feitos para o I2P.


Porque você não deve acessar a Deep Web

Acessar a Deep Web não é tarefa para qualquer um: para acionar os programas você precisa ter um conhecimento sobre configurações de browsers e sobre configurações das conexões de sua rede. Apesar de existirem instruções na internet, a maioria delas estão desatualizadas. E utilizar uma configuração errada abre brechas para ataques e acaba com o seu anonimato – e permite que certas autoridades saibam o que você está fazendo.

Além disso, todas as instruções, todos os programas e todos os sites na Deep Web – com exceções – estão em inglês. E não é qualquer inglês que você aprende no seu colégio. Você precisa, no mínimo, estar no nível intermediário para entender bem o que escrevem.

Tela do I2P

Tela do I2P

O que você esperar encontrar na Deep Web?

A primeira coisa que devo avisar a você é que aquela história sobre a Deep Web ser inúmeras vezes maior que a Web normal é mentira. Seria impraticável criar tantos servidores para hospedar todo uma quantidade de dados que praticamente não existe.

A Deep Web não é um lugar de fácil acesso. Não existem programas de busca que funcionem como o Google e você só consegue entrar nos sites se souber o método para acessar o site. Usando o TOR é mais fácil, precisando apenas colocar o endereço, mas em outros, como o I2P, você precisa conseguir o endereço de DNS para acrescentar a uma lista e a partir desta lista tentar acessar o site.

Mesmo que você use a Deep Web do TOR você precisa, no mínimo, do endereço da Hidden Wiki que vai te apresentar alguns sites para você começar a navegar. Mas conseguir mais endereços é uma tarefa muito difícil para quem não sabe como encontrá-los. Isso sem contar a imensa quantidade de endereços de sites que não existem mais depois que várias empresas de hospedagem de sites Deep Web foram fechadas pelo FBI.




A grande questão é: para quê navegar na Deep Web? Eu imagino que você, leitor, não esteja procurando nada ilegal como drogas, assassinatos e pedofilia. E como o Brasil não se encontra com a internet bloqueada e vigiada, ela também não lhe servirá como método alternativo de acesso.

Tampouco será mais fácil de encontrar arquivos únicos para baixar, porque não somente é difícil encontrar os sites que hospedam estes arquivos, como a sua velocidade de acesso destes sites acaba por cair absurdamente, ficando por volta de um décimo do que você utiliza normalmente – devido aos métodos de despistamento.

Por fim, conteúdo exclusivo é extremamente difícil de conseguir uma vez que exigirá ou que você pague mensalidades em bitcoins – correndo o risco de ser enganado no processo – ou exigindo que você seja indicado para entrar em um círculo fechado, o qual você provavelmente não irá entrar se não tiver nada a oferecer aquele grupo.

Representação da Deep Web

Representação da Deep Web

E se depois de tudo isso você ainda quer entrar na Deep Web…

Este artigo é realmente feito para desencorajar as pessoas a acessarem a Deep Web, porque ela não é um lugar para visitar apenas por brincadeira ou curiosidade. Se após todos os avisos que foram dados você ainda quer insistir em acessar a Deep Web, eu lavo minhas mãos e ofereço a você este vídeo.

E boa sorte.

Se você gostou deste post, dê um like na sua rede social preferida usando os botões abaixo! Você também pode compartilhar este texto no Facebook ou no Twitter, selecionando somente um trecho do texto e apertando no botão que irá aparecer!

Você também pode deixar seu comentário com suas considerações, sugestões ou mesmo reclamações que serão prontamente respondidas! Ou pode fazer sua pergunta na nossa página especial de contato!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta