Ainda passam Changeman e Flashman no Japão? 2


Recebi algumas perguntas inusitadas pelo meu formulário de contato, e por causa disso, inicio uma série de posts sobre as séries japonesas de super-heróis que ainda passam no Japão.

A pergunta que recebi merece suas respostas. A primeira resposta é que Changeman e Flashman não passam mais no Japão, mas foram lançadas em DVD por lá, na mesma qualidade de VHS.

Mas a segunda resposta é que Changeman e Flashman são duas séries do estilo Super Sentai. No Brasil, foram exibidas as séries Super Sentai Google-V, Changeman, Flashman, Maskman. Além disso, tanto Bioman e Liveman chegaram a ser dubladas, mas nunca foram exibidas. Este estilo ainda é exibido no Japão, desde 1975, mas com novas séries sendo criadas a cada ano. Estas séries evoluiram com o passar dos anos, tanto tecnologicamente, quanto em termos de roteiro. Então, apresento aqui algumas das séries do estilo super sentai que estiveram em exibição nos últimos anos.

Tokumei Sentai Go-Busters (2012-2013)

Sinopse: Uma nova forma de energia foi desenvolvida, o Enetron, que permitiu um salto tecnologico na humanidade. Entretanto, um vírus de computador infectou a máquina que cuidava do depósito de Enetron e se tornou Messiah, que tentou tomar a energia para si e assim poder exterminar os humanos. Os pesquisadores do Enetron conseguiram deter Messiah levando ele para uma dimensão virtual, mas acabaram presos nesta dimensão junto a ele. Para evitar futuros problemas, foram criados equipamentos para os filhos destes pesquisadores, que se tornarem Go-Busters. Treze anos depois, um homem conhecido como Enter que usar o Enetron para trazer Messiah de volta.

Go-Busters foi uma série que tentou mudar alguns cliches dos Super Sentai, além de amadurecer o tema um pouco – e possui as melhores batalhas de robôs gigantes da história dos Super Sentai. Embora muito elogiada por seu enredo e suas inovações, a série teve baixissimos indíces de audiência, além de pouca procura por seus brinquedos. Por conta disso, a série passou por mudanças para se tornar mais próximo do estilo tradicional. Mesmo assim, não conseguiu melhorar muito sua audiência. Muitos também acreditam que a série teve o azar de ser exibida após o estrondoso sucesso de Kaizoku Sentai Gokaiger – que comemorou os 35 anos de Super Sentai. A série possui um plot twist que muda a série.

gobustersd

Zyuden Sentai Kyoryuger (2013-2014)

Sinopse: No tempo dos dinossauros, uma criatura chama Deboth e seus lacaios tentam destruir a Terra e suas criaturas. Entretanto, um grupo de dinossauros, sob o conselho de Torin consegue derrotá-los. Nos dias atuais, a Armada de Deboth ressurge, usando os sentimentos humanos para ressucitar Deboth. Para dete-los, Torin recruta 5 jovens com Bravura para criarem elos com os espiritos deste dinossauros e assim combater Deboth.

Kyoryuger se voltou para os clichês dos Super Sentais, com um estilo mais leve e bem humorado, e acabou se tornando um sucesso graças aos seus personagens. A série também ficou conhecida pela grande quantidade de membros ativos no total (10) e pelo primeiro membro não-japonês de um Super Sentai. A série possui alguns plot twists, mas que não chegam a mudar o enredo.

kyoryugerd

Ressha Sentai ToQger (2014-atualmente)

Sinopse: Apenas aqueles com Imaginação podem enxergar a Rainbow Line, que possui grande trens chamados Ressha. Cinco pessoas com forte Imaginação são selecionadas para se tornarem os ToQger e combaterem a Shadow Line, cujo os membros tomam cidades para produzirem escuridão com o medo e a tristeza das pessoas e assim receberem seu aguardado Imperador. Além disso, os cinco ToQger descobrem que se esqueceram de que eram amigos de infância, e que não conseguem lembrar de sua cidade natal.

Esta série, a princípio era muito mais infantil que as séries convencionais, tanto em seus personagens quanto na ação, e é mais focada para a venda de brinquedos – tanto que os membros conseguem trocar de cores entre si para poder usar armas diferentes. Entretanto, os vilões garantem a seriedade da série, e recentes plot twists deixaram o enredo mais sério.

toqgerd


E os outros?

Nos próximo posts, apresentarei outras séries de Tokusatsu da Toei – Kamen Rider e Metal Hero -, além de outras séries de outras empresas. Se você gostou, clique nos botões aqui embaixo ou lá em cima e compartilhe este post com seus amigos. Além disso, você pode comentar o que achou, e se você quer saber dos outros heróis japoneses.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Ainda passam Changeman e Flashman no Japão?

    • Rafael Portillo Autor do post

      Eu soube do problema sério da Focus.

      Quanto aos DVDs do Japão, eu soube que foram lançados dois, um no inicio dos DVDs – mais ou menos na época de Zyuranger. E um segundo lançado na época de Akibaranger. O segundo eu sei que tem qualidade, mas o que você tem é do primeiro?