Como este animal conseguiu mudar radicalmente uma região 6 Comentários


Existem pessoas que parecem não ligar para o meio ambiente. Uma vez, um professor meu disse que estas pessoas não entendem a necessidade da preservação simplesmente por que elas não tem a noção de como um meio ambiente pode ser influenciado. Se você é uma dessas pessoas, sugiro que leia este post.


O Parque Nacional de Yellowstone estava com problemas por causa do excesso de cervos – eu poderia dizer veados, mas eu quero evitar piadas -, que estavam devorando a vegetação do local. Para resolver o problema, os biólogos trouxeram de volta os lobos ao parque – que não tinha mais lobos, uma vez que os últimos foram mortos em 1926. Em 1995, os lobos foram reintroduzidos a Yellowstone, e os efeitos foram incríveis. Os lobos diminuíram a população de veados para um nível sustentável. E mais, eles mudaram radicalmente Yellowstone.

Com a presença de um predador, o comportamento dos cervos restantes mudou. Eles começaram a se mover com mais frequência e evitaram lugares no parque onde eles poderiam ser facilmente caçados. Por sua vez, a vegetação voltou a crescer. Isso permitiu que a população de pássaros e castores crescesse, e com isso, os castores construíram mais barragens que se tornou habitat para lontras, ratos almiscarados, patos, peixes, répteis e anfíbios.

yellowstone (1)

Além disso, os lobos também mataram os coiotes, o que permitiu o aumento da população de coelhos e camundongos, que por sua vez impulsionou a população de doninhas, gaviões, raposas e texugos. Enquanto isso, corvos, águias e ursos se alimentavam da carniça deixada pelos lobos. Mas o mais incrível é que até mesmo os cursos dos rios do parque mudaram: a vegetação voltou a crescer nas margens do rio, diminuiu à erosão de suas bordas, e com isso, o fluxo dos rios voltou a ser reto – pois a erosão criava desvios e caminhos diferentes para o rio.

yellowstone (2)

Vejam como a simples inserção de um tipo de animal em um ambiente mudou o parque. Mas imaginemos o contrário. O que acontece se retirarmos um animal. No caso do parque, é fácil de se imaginar. Se você se interessar, existem diversos sites no google para encontrar outros exemplos de mudanças tão ou mais radicais quanto esta.

Este exemplo também pode ser usado para fora da questão ambiental. Se a presença do lobo fez a diferença, que diferença você não é capaz de fazer? Pense. Pense. E depois, volte para dizer.

Fonte


Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

6 pensamentos em “Como este animal conseguiu mudar radicalmente uma região