Computadores descobrem antes do pai a gravidez da filha 2


Já disse isso antes: ‘Nada assusta mais do que a verdade.’ Este é mais um desses casos. Mas não se trata de animais perigosos ou doenças assustadoras. Vou falar agora de como os bots da internet conseguem descobrir detalhes da sua vida que as vezes nem você sabe.

Vou começar com uma história engraçada. Nos Estados Unidos, um pai entrou furioso em uma loja da rede Target pois sua filha, ainda uma colegial, teria recebido em seu email cupons de desconto para roupas de bebê, berços e outros produtos para mulheres grávidas. Segundo o pai, a loja estaria encorajando sua filha a fazer sexo e ficar grávida.

Data_Chamber_by_crotafang

A principio, o gerente da loja não soube o que dizer, principalmente quando o pai mostrou os emails que a garota recebera. Após um telefonema, ele se desculpou com o pai da garota, disse que iria verificar o caso e em poucos dias ligaria para ele. Passado estes dias, já com um resposta, o gerente ligou para o pai, mas para sua surpresa, recebeu um pedido de desculpas do mesmo! Após tanta confusão, a adolescente confessou ao pai estar grávida.

Mas você deve estar se perguntando: “por que a moça recebeu os cupons de desconto?” Como a loja poderia saber antes do pai que a moça estaria grávida? Pois bem, isto é mais simples de explicar do que se imagina.

Graças ao Google, as lojas começaram a implantar sistemas automáticos para envio de propagandas para seus clientes. Este sistemas, entretanto, foram feitos para tentar oferecer ao cliente exatamente aquilo que eles poderiam estar querendo comprar. E como fazem isso? Com uma analise estatística.

Melhor explicar com a história da garota. Como o sistema automatizado adivinhou que a garota estava grávida? Antes de tudo, a garota tinha um cadastro na loja, assim como milhares de pessoas que usam esta mesma rede. O sistema faz uma analise do histórico que seus clientes compram. E através desta analise, eles tentam achar uma lógica, e criam índices para determinadas situações.

Na situação da garota em questão, vamos chamar uma dessas situações de “Indice de Gravidez” – que chamaremos de IG. Através de determinadas compras e comportamentos de compra, o sistema adiciona pontos no IG e apartir de determinada pontuação, o sistema envia cupons de desconto para produtos relacionados.

Mas o que consideram para o IG? Vamos dar dois exemplos: como as grávidas ficam mais sensíveis a cheiros fortes, é comum que mulheres grávidas mudem suas loções e perfumes para aqueles com cheiros mais leves ou mesmo nenhum cheiro. A mudança da compra das loções é um dos sinais que pontua o IG. Outro exemplo é a compra de certos alimentos mais consumidos por gestantes.

Voltando ao caso da adolescente, além dos dois exemplos acima, mais 23 outras características pontuaram em seu IG, e com isso, o sistema acionou os protocolos para grávidas e enviou os cupons.

Ouvi isso primeiro no Nerdcast , e pesquisei no posteriormente New York Times.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Computadores descobrem antes do pai a gravidez da filha