Dicas Para Que Eu Seja Leitor do Seu Blog 1 Comentário


Ao longo da história deste blog, eu me ausentei inumeras vezes, e cada vez que retornava, mudava alguma coisa no mesmo. Mania? Vício? Inconformismo? Fala de conteudo? Não sei. Tudo o que sei é que sinto saudaes dele.

Um blog é 75% conteudo.

E por isso, decidi re-editar o texto do post que fala sobre minhas experiencias com os meus blogs e os blogs de outras pessoas. Afinal, visitei muitos blog atraves de uma velha brincadeira presente nas comunidades sobre blogs: O “CBA” – Comente o Blog Acima. A idéia é ver uma lista de blogs na comuidade, comentar o ultimo de lista e deixar o seu para o próximo comentar. Garantia de comentário, mas não é garantia de bom conteudo – diversos blogs deixam muito a desejar em diversos pontos, e na maioria das vezes, eu não retorno ao blog, ao meno que esteja na ‘brincadeira’ do “CBA”.

Por conta disso, decidi escrever algumas dicas, na esperança que alguns poucos leiam este texto, e assim, torne melhor o seu blog para cada novo visitante que conseguir.

Os Setenta e Cinco Por Cento

Para começar, por mais que o blog seja sobre você, sobre o que você gosta, e que deve estar lá o que você quer, você tem de pensar sobre quem vai visitar seu blog. Afinal, se você está escrevendo, é por que quer que alguem o leia – e comente -, não é mesmo? E é com esse pensamento que você deve facilitar a vida de quem decide visitar e comentar seu blog.

Simplicidade é a chave da internet.

Entenda uma coisa: Um blog é 75% conteudo. E quando digo conteudo eu não falo daquelas barrinhas laterais que mostram o tempo e a hora de Pequim, o calendário Maia, ou a mais nova foto de suas colegas. Falo dos textos, vídeos e fotos que você postar. Esse deve ser o foco principal de seu blog. É aquilo que vai interessar quem visitar. Acredite, muitas pessoas nem mesmo olham para suas barras laterais…

Portanto, se for escrever, mesmo que escreva sem se importar tanto com a ortografia, você deve ao menos deixar seu texto organizado e coerente. Utilize paragrafos. Aliás, esqueça o que eu disse sobre ortografia – ela é muito importante. Ninguem tem o dever de saber que Kra quer dizer cara, d+ quer dizer demais, que miguxo é amiguinho e XOXOXO quer dizer beijos e abraços. E antes que eu me esqueça, não se escreve Baixareu, e sim Bacharel – coloquei este item aqui porque vi dezenas de blogs com este mesmo erro.

95% das visitas em seu blog são de pessoas que estão esperando carregar outro site ou estão baixando alguma coisa.

Uma dica muito importante sobre o que escrever no seu blog: dê preferencia por algo que você conheça. Não tente adivinhar assunto, ou, se for tentar advinhar, deixe claro no texto que você está ‘achando’ algo. Não tenha vergonha de confessar que não entende do asssunto – pior é afirmar uma besteira e ser corrigido. Acredite, tem muita gente assim no Grande das Perolas do OrkutGPO. Já que provavelmente você estará na internet, uma pesquisa rápida no Google resolve muitas duvidas, principalmente sobre datas.

Os Vinte e Cinco Por Cento

Agora vamos aos 25% restantes: o visual. Talvez a coisa mais dificil de não se errar. Só vou comentar os piores erros, tá? Primeiro, tire o excesso de widgets. Eles fazem seu blog demorar uma eternidade para carregar. Faz o seguinte, pense como se fosse seu visitante: será que realmente seu leitor precisa ver no blog o numero do IP? Para que uma widget que mostra os top vídeos do You Tube, se ele pode escrever o endereço do You Tube e saber ele mesmo?

Simplicidade é a chave da internet. Qual é a página mais vista do mundo? A do Google. E qual o visual desta página? Simples e minimalista.

Uma informação que você não deve esquecer: 95% das visitas em seu blog são de pessoas que, enquanto olham seu blog, estão esperando carregar outro site (vídeos do You Tube, animações em flash, etc) ou estão baixando alguma coisa. Se seu blog for muito carregado, ele vai demorar a carregar, o leitor vai se encher de esperar e vai cair fora. Então nada de muitas imagens no seu template, diminua as imagens extras que você coloca (aquela menininha linda brilhando é suuuper bonita, mas demooooooooooooooooora para carregar).

Não esqueça, quanto mais limpo o visual, melhor. Simplicidade é a chave da internet. Repito mais uma vez: Simplicidade é a chave da internet. Coloque aquilo que bate com seu blog. Se é sobre você, coloque coisas relacionadas a você. Se quer encher de coisas, dê preferência a plugins, widgets ou gadgets que exibam apenas texto, com pouca ou nenhuma formatação, e fuja das figuras!

E é isso galera. Tinha mas coisas para falar, mas o tempo me foge pelas mãos. Agradeço a quem leu, boa sorte a quem vai seguir minhas dicas, e até a próxima!

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

Um pensamento em “Dicas Para Que Eu Seja Leitor do Seu Blog