Era Uma Vez, Os Muppets 2 Comentários


No final da década de 80, o SBT tinha um programa infantil apresentado pela, hoje cantora evangélica, Mara Maravilha. Nele passaram muitos desenhos que fizeram parte da minha infãncia, como Popples, Honey, Honey, e Nossa Turma. Mas um em especial era meu preferido: Muppets Babies. Ele mostrava as aventuras que um grupos de crianças passava em suas imaginações. Mas não era um grupo de crianças normais, e sim um monte de animais falantes e coisas parecidas, que possuíam muita personalidade. Seus episódios parodiavam ícones da cultura pop, como Star Wars e De Volta Para o Futuro, sempre com muito bom humor.

Veja só quanta vida em simples bonecos!

Foi então que, meses mais tarde, o SBT exibiu o filme Os Muppets Conquistam Nova Iorque, e assim, comecei a descobrir que os Muppets não são originalmente do desenho. Na verdade, os Muppets são todos os bonecos criados por Jim Henson. Jim Henson foi um manipulador de bonecos, talvez o mais famoso do mundo. Iniciou seu trabalho em Sesame Street – ou Vila Sésamo, como ficou traduzido aqui no Brasil -, um programa voltado ao publico infantil, onde ele criou boneco famosos, como Big Bird [Garibald], Elm [Elmo], Cookie Moster [Come-Come] e Kermit [Caco, o Sapo].

Anos mais tarde, Jim Henson queria criar um programa com seus bonecos, agora voltado ao publico de todas as idades. Assim criou-se o Muppet Show, que foi exibido pela primeira vez em 1976, numa co-produção americana e inglesa. Esse era um projeto único: não somente temos fantoches e bonecos que chamam a atenção das crianças, mas temos textos com piadas adultas, personagens baseados em gostos adolescentes – como o guitarrista Sgt. Floyd Pepper, baseado no album dos The Beatles Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band -, apresentações artísticas e musicais, além da participação de artistas famosos – como Vincent Price, Steve Martin, Alice Cooper e Christopher Reeve – , sem contar as impressionantes características apresentadas no Muppets , levando em consideração que são bonecos.

O Muppet Show durou cinco anos. Os Muppets se tornaram parte da cultura pop. Foi então que, no terceiro filme dos Muppets, em 1984, que surgiu a idéia de apresentar os Muppets como bebês. E assim surgiu a idéia dos Muppets Babies. O resultado foi uma série animada que durou sete anos e 107 episódios.

Os Muppets já fizeram diversas outras séries, e chegaram a participar por anos do Saturday Night Live – programa semanal de comédia transmitido há mais de 36 anos. Neste programa, eles fizeram diversos quadros com um humor mais adulto, como o reconhecido Muppet Faces of Death.

Apesar do ultimo programa os Muppets ter acabado em 1998, os Muppets sempre apresentam algum filme novo exclusivo para a televisão. E, com a popularização da internet, eles lançaram alguns projetos feitos especialmente para exibição online. O primeiro deles, lançado em 2009, é Ode to Joy, onde o personagem Beaker canta Ode à Alegria, poema cantado no quarto movimento da 9.ª sinfonia de Beethoven.

Outro vídeo lançado neste período foi uma versão de Bohemian Rhapsody, do Queen.

Entretanto, os Muppets finalmente voltam a mídia com seu novo filme, com o singelo título de The Muppets. Dois trailers já sairam, e, confesso, minha expectativa está imensa. Claro, nenhum dos filmes anteriores foram peças lendárias da história do cinema, mas sei que vou rir muito com o que os Muppets vão aprontar ao completar 35 anos do Muppet Show.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Era Uma Vez, Os Muppets

  • gilson

    O que mais me impressionou neste post,foi a falta de conhecimento do autor…

    Parabéns por apresentar ao mundo Vila Sésamo como uma invenção de Jim Henson!

    O que seria dos criadores deste programa no brasil se todos seguissem este raciocinio… :-p

    • Rafael Portillo Autor do post

      Se você ler bem, o texto diz claramente que Jim Henson iniciou seu trabalho com Vila Sesamo. Nunca escrevi que ele criou Vila Sesamo.

      Entretanto, ele criou os Muppets da Vila Sesamo. Está claro no texto…