Do que são feitos os hamburgers do McDonalds?   Atualizado!


Qual a verdade por trás do hamburger do McDonalds? Seria carne de minhoca? Ou olhos de boi?

Desde antes da internet, o McDonalds é alvo de vários boatos que mostrariam um lado sombrio e/ou bizarro da empresa. Neste post, vamos estudar um dos mais famosos: os hamburgers.

Antes de começarmos, vamos a um ponto muito importante: qual é o objetivo do McDonalds? O objetivo é ter lucro. Tudo o que ela fizer de produtos, qualidade de ingredientes, atendimento ao cliente, brinde, etc, é para ter lucro, seja de maneira direta ou indireta. Lucro. Mais uma vez: Lucro!

Com tudo isso em mente, vamos analisar as lendas!



O hamburger do McDonalds é feito com minhoca?

Quando as pessoas pensam sobre os produtos estranhos que o McDonalds utilizaria em seu sanduíches, seria pelo motivo de deixar eles mais baratos para produzir. Esse é o caso da minhoca.

Entretanto, as pessoas não tem a noção de que a minhoca é um produto muito caro. Elas são muito utilizadas para a fabricação de rações animais e suplementos alimentares. Isso porque, a minhoca é uma imensa fonte de proteína, e nada melhor que a “farinha” feita da minhoca adicionada aos produtos já citados.

Se formos comparar preços, um hamburger feito somente com a proteína da minhoca custaria 20 vezes mais que os atuais. E vamos lembrar: qual o objetivo do McDonalds? Além disso, se eles realmente usassem essa proteína, seria muito melhor para o consumidor, já que a mesma tem muito mais benefícios para a saúde.

Entretanto, seria curioso notar que a proteína da minhoca é bastante usada em rações para o gado. Então, indiretamente, até poderia ter proteína da minhoca no hamburger do McDDonalds.

Big Mac McDonalds

Big Mac

O hamburger do McDonalds é feito com olhos de boi?

O McDonalds declara que seus bifes são 100% carne bovina. Mas as pessoas dizem que a empresa coloca até mesmo os olhos do boi na mistura, pois contaria como “carne”, e isso baratearia o custo de cada hamburger.

Vamos pensar um pouco: que tal comparar toda a carne do boi com apenas dois míseros olhos que ele tem? Sim, o boi tem somente 2 olhos. Dois olhos. Apenas dois. E eu duvido que em um hamburger de 100g, feito com várias partes do boi, dois olhos façam alguma diferença. No pior dos desperdícios, se um único boi tem carne suficiente para fazer 10kg de hamburger, quanto de diferença faz dois olhos, que mal devem pesar 50g.

Dito isso, preciso dizer que os olhos do boi custam muito caro. Cientistas compram olhos de boi para em utilizar em determinados experimentos científicos e testes de produtos. Por isso, é muito melhor separar os olhos para esse tipo de venda, do que na fabricação de hamburgers.


O hamburger do McDonalds é feito com os ossos e a cartilagem do boi?

Finalmente, chegamos em um ponto realmente importante. Será que eles usam todas as partes do boi para fazer seus hamburgers? A resposta é não. Um ponto extremamente importante a ser abordado é que o McDonalds não tem fazendas ou açougues. Eles não produzem a própria carne. Eles compram de empresas e fazendas. E, por sua vez, aqueles os quais o McDonalds tem de comprar carne devem obedecer as regras sanitárias e de qualidade de cada país.

Por exemplo, aqui no Brasil, o McDonalds compra a carne das fazendas pertencentes ao mesmo grupo que é dono da Sadia e da Perdigão. Estas fazendas são localizadas no Brasil, e por isso, seguem as devidas leis brasileiras relacionadas a criação, tratamento e venda de carnes. E levando em conta que o Brasil exporta carne para países como Inglaterra e Japão, que possuem regras muito rigorosas em relação a esta classe de produtos, está garantida a qualidade da carne utilizada.

Outro Big Mac McDonalds

Big Mac

Por conta disso, a carne já chega pronta para ser transformada nos sanduíches da rede. E da mesma maneira, existe um controle em relação a fabricação do hamburger – controle este ainda maior que o dos Estados Unidos, o que garante ainda mais a qualidade e aumenta o preço final do produto, que é maior que o preço americano.

Mas, apesar dos ossos e da cartilagem não serem usados na fabricação de hamburgers, eles são usados tanto como adubo para as plantas que posteriormente serão utilizadas em rações, como diretamente nas rações – embora seja utilizada mais nas rações de gato e cachorro.

E nem vou comentar da história do boi geneticamente criado, sem cabeça e sei lá mais o que. Além de existirem diversas leis e entidades de proteção aos animais que já seriam contra este tipo de coisa, a criação e a manutenção de um ser assim seria absurdamente cara. E nós sabemos que o que eles querem é lucro.

Hamburger McDonalds Cru

Hamburger antes do preparo

E afinal, do que são feitos os hamburgers do McDonalds?

São feitos de carne. Os de bovina, de carne bovina. Os de frango, de carne de frango. Sim, são 100% de carne. Uma mistura de carne de primeira, carne de segunda e, principalmente, carne mecanicamente separada – ou simplesmente, carne de terceira.

A carne mecanicamente separada é a carne que sobra no animal depois que tirar a carne de primeira e a de segunda – como, por exemplo, carne que fica nos ossos da coxa, ou nos ossos da face. O método exato varia de empresa para empresa, mas pode ter certeza que os ossos e as cartilagens ficam limpos!

Então, os hamburgers do McDonalds – e de outras lanchonetes que utilizam de receitas próprias, como o Burger King e o Bob’s – são 100% feitos de carne.

Em breve

Falaremos de mais coisas sobre lanches de fast food. Ainda falaremos sobre o hamburger que não estraga, e a massa rosa que faz os nuggets.

Fontes:

E-Farsas

Terra

Mega Curioso

Socorro na Cozinha

Alimentando a Discussão

Se você gostou desta postagem, dê um like na sua rede social preferida nos botões aqui embaixo! Você também pode deixar seu comentário com suas considerações, sugestões ou mesmo reclamações que podem se tornar um novo post! Além disso, você pode fazer sua pergunta na nossa página especial de contato!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta