A verdade sobre a lenda de He-Man e Conan 2 Comentários


A verdade sobre uma das grandes lendas dos desenhos animados: seria He-Man uma versão infantil do Conan?


hemanconanX600

He-Man teaser por Nebezial

He-Man é um dos desenhos mais queridos da criançada da década de 80 e 90, e sobrevive até hoje graças aos memes da internet. Entretanto, existe uma lenda antiga que diz que diz que He-Man nada mais é do que uma versão branda e infantil de Conan. Pois chegou a hora de encerrar esta lenda para que você saiba a verdade.

Dando maiores detalhes, a lenda fala que a Mattel fora abordada para criar uma linha de brinquedos do Conan, por conta do sucesso do filme feito por Arnold Schwarzenegger em 1982. Entretanto, a nudez e a violência do filme impossibilitaram qualquer apelo com as crianças, e por isso, a Mattel teve de adaptar o Conan, criando assim um bárbaro loiro chamado He-Man.


Entretanto, pouca coisa está mais errada do que esta lenda.

A verdade é que tudo começou em 1976, quando a Mattel recusou o acordo no qual teria direito a produzir brinquedos do Star Wars, se a empresa pagasse 750 mil doláres para utilizar a licença – uma vez que Star Wars ainda não tinha sido lançado e a Mattel não iria apostar no filme. Entretanto, o sucesso comercial da trilogia e de sua linha de produtos – ou seja, arrependimento – obrigou a Mattel a buscar um concorrente aos bonecos de Star Wars. Diversas linhas de brinquedos foram criadas, mas nenhuma fez sucesso.

Entretanto, em 1980, a Conan Licensing Company – CLC – ofereceu a Mattel a chance de criar uma linha de brinquedos de Conan, visando obter o mesmo tipo de sucesso de Star Wars. Os brinquedos chegaram a ser feitos, mas em Janeiro de 1982, a Mattel recindiu o contrato com a CLC e entregou todos os materiais relacionados à Conan, conforme previsto no contrato. Em Fevereiro de 1982, a Mattel lançou o personagem He-Man, que fora incluindo na linha Masters of Universe – Mestres do Universo, também conhecida como MotU – que já existia desde 1981. Obviamente, a CLC processou a Mattel.

Protótipos dos personagens He-Man e Esqueleto

Protótipos dos personagens He-Man e Esqueleto

Porem, a Mattel conseguiu provar que a idéia de He-Man era mais antiga que o contrato com a CLC. He-Man fora apresentado como uma idéia de um herói genérico, que pudesse ser colocado em qualquer tempo ou cenário. Em seus protótipos, He-Man teria a opção de ser um soldado, um astronauta e um barbaro. No fim, o barbaro fora adicionado a linha MotU e a ideia de ter outras versões do He-Man em outras época fora abandonada.


No final, He-Man se tornou o personagem principal da linha Masters of Universe, e, em cada brinquedo, uma pequena revista em quadrinhos mostrava a história daquele personagem e do universo em sua volta. Uma história com muitas diferenças em relação ao desenho animado da Filmation.

Mas essa é outra história…

Linha de brinquedos Master of the Universe. Clique para ver uma imagem maior.

Linha de brinquedos Master of the Universe. Clique para ver uma imagem maior.

Fontes:
The REH Forum
Grayskull Museum

P.S.: Vale lembrar que Conan tambem foi acusado de ser um plágio do personagem Tarzan, de Edgar Rice Burroughs. Assim como ocorreu com He-Man, fora provado que Cona nada tinha haver com Tarzan.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

2 pensamentos em “A verdade sobre a lenda de He-Man e Conan