Maniqueismo – Uma Introdução


Você sabia que o maniqueísmo está enraizado em nossa cultura, e que continuamos a alimentá-lo? Hã? Você não sabe do que estou falando? Então me deixa explicar…

O Maniqueísmo é uma filosofia religiosa Maniqueu que divide o mundo simplesmente entre Bom/Deus e Mau/Diabo. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal.

Faixa Maniqueista

Assim que entender isso, passamos para a próxima etapa!

Entendeu? Ótimo!

Acontece que o maniqueísmo deixou de ser algo religioso faz muito tempo. O maniqueísmo se instalou em nossa sociedade por séculos, e se instalou nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Muitos se esqueceram da palavra, enquanto outros nem sequer ouviram falar dela, mas o maniqueísmo fez e faz parte de nossa história.

Neste caso, falo do maniqueísmo como qualquer situação onde as pessoas acreditam ter apenas dois lados, tal qual o bem e o mal. E são muitas as situações: Eixo e Aliados; Capitalismo e Comunismo; Heterossexualismo e Homossexualismo; Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental; Globo e Record; enfim, vocês entenderam, não?

E o que você acha? Só existem dois lados? Não é possível ser neutro? Não é possível ser o dois ao mesmo tempo? Só existe forte e fraco?

Este post é apenas uma pequena introdução aos conceitos que irei apresentar nos próximos posts.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta