Medo: O sol desaparece e causa inverno “eterno”


Em 1999, o filme Matrix apresentou um mundo dominado pelas máquinas, mas que mantinham vivos os humanos por que eles eram as únicas fontes de energia disponíveis. Isso porque, os próprios humanos ‘tamparam’ o céu, de modo que a energia do sol não alcansasse mais a Terra. Mas anos antes, no final de 1994, o episódio final de Familia Dinossauro – episódio não exibido no Brasil – encerrava a série com uma era do gelo causada pelos próprios dinossauros, ao criar uma fumaça negra que ‘tapou’ o sol. No mundo real, muitos tem medo de que este seja um dos possíveis apocalipses: o inverno eterno. Entretanto, ele já ocorreu uma vez…

Morning Fog550x275

Em 536 DC, por um período de cerca de 12-18 meses, uma imensa nuvem negra cobriu o sol na região da Europa até a Ásia Menor, com sintomas secundários desde a Mongólia até o Chile. Embora os especialistas não saibam exatamente o que aconteceu para que se formasse tal fenomeno, é certo afirmar que tal evento ocorreu, formando um inverno que, na época, parecia eterno. E tal inverno não trouxe somente o frio, como tambem tornou muito mais dificil a coleta de água e de comida. Junto a uma praga que viera a ocorrer dois anos depois, este evento dizimou 1/3 da população da Europa.

sea-storm-clouds 550x275

Basicamente, a nuvem reflete a luz e o calor do sol, diminuindo as temperaturas, causando geadas e tempestades. Com isso, as plantas e plantações morrem, faltando comida para os herbívoros, que morrem de fome, faltando, por sua vez, comida para os carnívoros.

E esse evento pode ocorrer novamente, sendo três as causas mais prováveis: uma erupção de um super-vulcão, cujas as nuvens negras expelidas podem causa o mesmo efeito; a queda de um cometa na Terra grande o bastante para levantar uma imensa nuvem de poeira e detritos – ou mesmo um cometa passar perto trazendo a poeira consigo; e por fim, a detonação de armas nucleares podem causar o chamado “Inverno Nuclear“.

Vale lembrar que tal acontecimento seria um dos sinais do Ragnarok, evento considerado o apocalipse dos nórdicos, a batalha que dá fim aos deuses nódicos – Odin, Thor, Loki, etc.


Fonte

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta