Mickey Mouse…? Que Mickey Mouse? 5


Recentemente eu assisti novamente a animação Pateta 2: Radicalmente Pateta. Embora a animação não seja nenhuma obra-prima, nem mesmo tenha a qualidade de Pateta: O Filme, gosto muito desta animação, e a respeito, pois ela demonstra a evolução de um personagem considerado por muitos unidimensional, o Pateta, ou Goofy, no original em inglês. Afinal, nesta animação, seu filho Max vai para a faculdade, Pateta perde o emprego e percebe a necessidade do diploma no mundo atual. Isso sem falar que ficamos sabendo mais do passado do Pateta como dançarino de discoteca, o que ainda tenta explicar o jeito atrapalhado do Pateta como se ele ainda estivesse nos anos da discoteca. E no fim, ele se forma na universidade e acaba arranjando um namorada bibliotecária – Clarabella? Ah, por favor…

Pateta e Max

E, de repente, não consegui identificar nenhuma evolução no personagem do Mickey Mouse.

Então, recordei-me de como o Pato Donald também possui uma ‘biografia’ fantástica, que chegou a quase monopolizar os quadrinhos da Disney com personagens afiliados ao personagem – Tio Patinhas, Vovó Donalda, Gastão, Peninha, Zé Carioca, etc. Foi então que comecei a pensar no Mickey Mouse. E, de repente, não consegui identificar nenhuma evolução no personagem do Mickey Mouse. Para piorar nem mesmo conseguia citar quais as características marcantes do Mickey Mouse, como o explosivo do Donald, ou o desastrado do Pateta.

Tendo este ponto em mente, comecei a recordar de diversos outros personagens que possuem caracteristicas memoráveis, como o esperto Pernalonga, ou o prepotente Patolino, o honrado, mas briguento Popeye, o heróico e galanteador Super Mouse, chegando até mesmo a lembrar do sonhador e ingênuo Bobby Filho, e do dedicado, mas realista, Bobby Pai. Nossa, poderia ficar escrevendo páginas e páginas lembrando das caracteristicas de vários personagens. Mas, do Mickey Mouse não consigo me lembrar de nenhuma. Será que o Mickey Mouse é isso tudo?

PateTravolta

E quando o assunto é Pato Donald? […] Donald criou todo um universo com Duck Tales.

Quando me recordo do Pateta, por exemplo, lembro de uma série de animação [A Turma Do Pateta], um filme para o cinema [Pateta: O Filme] e um direto para o video [Pateta 2: Radicalmente Pateta], sem falar que é o único personagem pai de todos os personagens antropomórficos da Disney, sem falar das diversas animações clássicas de “Como Fazer”, e dos “Esportes do Pateta”. E quando o assunto é o Pato Donald? Além de uma série para televisão [Quack Pack], Donald criou todo um universo com Duck Tales, cujo o personagem Tio Patinhas chegou a receber uma imensa ‘biografia’ onde relata como ele se tornou o pato mais rico do mundo e um grande pão duro; temos nos quadrinhos italianos o alter-ego Super Pato [, no original] que chegou a receber uma série especial um pouco mais séria; temos os famosos desenhos onde Donald enfrenta os esquilos Tico e Teco; e por que não citar todas as vezes que o Pato Donald veio ao Brasil, como em Alô Amigos e em Você Já Foi a Bahia?, onde surgiram os lendários Los Tres Caballeros; e o polêmico Der Fuehrer’s Face?; e não se esqueça das crias de Duck Tales, como por exemplo Darkwing Duck, o herói que recentemente ganhou uma série que faz uma homenagem a Batman, o Cavaleiro das Trevas.

Nossa, creio que me excedi, não? Mas vocês pegaram a idéia…

Super Pato

O que conseguimos lembrar quando pensamos em Mickey Mouse? Por que ele é o símbolo da Disney?

Agora, o que conseguimos lembrar quando pensamos em Mickey Mouse? Por que ele é o símbolo da Disney? Ok, Mickey foi o principal astro dos primeiros desenhos da Disney. Mas, quem já assistiu os desenhos dessa época, viu um Mickey quase que politicamente incorreto, um herói que batia em seu inimigos com força, e não tinha receio de usar armas de fogo contra eles, se assim o desenho pedisse. Sim, senhoras e senhores, Mickey já foi quase um anti-herói. E esse comportamento fez com pais reclamassem o comportamento do Mickey, e com isso, as características briguentas do Mickey foram retiradas e colocadas no recém criado Pato Donald.

Após disso, não lembro de nada memorável nos desenhos do Mickey, exceto que ele é o bom moço, corajoso, humilde, defensor dos fracos e oprimidos, o líder da turma, e, recentemente, um tanto quanto imaturo. E apenas nos quadrinhos, Mickey é um excelente detetive. Ah, sim, namorado da Minnie, e dono do Pluto, e o memorável Bafo de Onça, as vezes como amigo, mas principalmente como vilão. Desenhos marcantes? Hum… Peraí… Com certeza o Conto de Natal do Mickey, mas lá, ele não é exatamente o Mickey… Ele tem diversos desenhos onde que levam seu nome, como a House Of Mouse, onde ele é o dono de um clube noturno – lembrando que seu sócio é o Pato Donald – e recebe personagens clássicos da Disney; e o atual A Casa do Mickey Mouse, voltado ao publico infantil; Ah, sim, seria um pecado esquecer de Fantasia, e o famoso Aprendiz de Feiticeiro. Mas, se você pensar bem, em qualquer um desses momentos, Mickey é apenas um cara comum, sem características marcantes, que não sua fama. ou seja, você poderia colocar qualquer outro personagem, que daria no mesmo.

Mickey Clássico

Será que estou errado? Será que não assisti muitos desenhos do Mickey? Quais as características de Mickey Mouse? Não teria algum leitor que me provasse o contrário? deixo a cargo de vocês, me ajudar a lembrar de trabalhos memoráveis onde as características de Mickey Mouse fizeram a diferença.

 


Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

5 pensamentos em “Mickey Mouse…? Que Mickey Mouse?

  • Pobre Esponja

    Não sei da história com embasamento necessário para afirmar isso ou aquilo, mas por instinto devo dizer que o Mickey deve ter sido ou primeiro. Ele meio que representa uma pessoa comum. Até gosto, mas o Pateta é muito mais legal – o Donald, idem. Mas o que mais gosto mesmo é o que pouco é conhecido lá fora: o nosso vagal e malandro Zé Carioca.

    abç
    Pobre Esponja

  • Tiago The Portal" Soares

    Você pegou o pulo do gato que o próprio Walt Disney sacou: o Mickey é um personagem interessante, talvez pelo seu design ou a personalidade que ele acabou ganhando de bom-moço. Mas mesmo em seus primeiros desenhos, o que sempre faltou a ele foi conflito (a palavra que acho que você buscava). Ele sempre careceu de algum traço de personalidade que gerasse conflito – ao contrário de Pateta e suas trapalhadas e o Donald e seu temperamento. Na verdade, os dois foram criados justamente para sanar essa “deficiência” e colocar humor nos desenhos.

    Mas o Mickey é o carro-chefe Disney. Apesar de não funcionar lá muito bem sozinho, ele o fez durante os primeiros (e inequivocamente clássicos) desenhos que geraram a colossal empreitada de Disney. Daí alterar essa fórmula é perigoso – quase como manchar o patrimônio do estúdio. Você pode ver como o Mickey foi o personagem menos usado ao longo dos anos e mesmo as “modernizações” foram poucas (se você assistiu “The Runaway Brain” sabe do que eu falo).

    Eu diria, como conclusão, que a figura do Mickey acabou se tornando mais um símbolo que um personagem, algo muito maior do que aquilo que deu lhe deu origem.

  • Gabriella

    Super interessante a sua analise e indagações -todas coerentes -. Creio que a linha de pensamento seja essa do Tiago. Michey foi o pioneiro da Disney, logo é o seu grande símbolo. Como você mesmo citou a priori o Mickey era basicamente um anti-herói, mas teve que se adequar, tanto por questões comerciais quanto por questões de endomarketing da empresa. Mesmo não tendo característica tão marcantes – como Donald ou Pateta – quando pensamos em Disney um dos primeiros personagens que nos vem a mente é o tal do Mickey. E como o grande Peter Parker já falou uma vez, eu irei repetir: grandes poderes requerem grandes responsabilidades. É o caso do Mickey, ele deve ser cauteloso, o líder – porque apesar de não ter tanto destaque como outros personagens, não podemos negar que ele carrega essa estrela de líder -, o bom moçinho, defensor dos pobres e oprimidos e namorado perfeito. Tudo isso porque ele carrega nas costas nada mais nada menos que a imagem do império de Walt Disney e são essas características fortes, porém não tão trabalhadas comercialmente pela Disney, que a empresa deve levar. Já imaginaram a Disney comparada com o brigão Donald ou o Atrapalhado Pateta? A disney deve ser nobre como o Mickey.

  • CMSR

    acho que quem cria este tipo de web sites nao devia escrever este tipo de coisas…um web site e um centro de pesaquisa com a qual outras pessoas possam trabalhar e nao por defeitos como li (na parte do rato mickey que era o que eu vinhe aqui pesquisar)!

    este site realmente nao serve para nada…quem quer que escreva se nao gosta deste tipo de desnhos animados,facil ignora…mas agora escrever este tipo de coisas? por amor de deus…pensem duas vezes porque o ser humano e bem pior que o que dizem aqui!

    qual a vossa realidadr?

  • Sla

    O Mickey ele ajuda bastante pois assim se vc parar para pensar, se existisse apenas o Pateta e o Donald como ia ser ? O Pateta ia fazer suas trapalhadas e o Donald com seu comportamento iria ficar bem bravo com o Pateta e o Mickey com sua personalidade de bonzinho ele controla o Donald para n se irritar muito e o Pateta para n fazer travessuras