O mundo dos games para quem não joga videogame I


Você não joga ou não é acostumado com games, mas quer tentar entender do que essas estranhas pessoas falam? Bem, eu vou tentar fazer você entender. Para começar, vamos ver os novos videogames que estão sendo lançados, e por que tanta confusão ao redor deles.

wiiu-xbox-one-ps4-220513

Para aqueles que não sabem estamos na oitava geração de videogames, e já faz muito tempo que deixamos de contar os bits – sabe, aqueles 16 bits do Mega Drive e do Super Nintendo. Atualmente, os videogames começaram a dizer suas configurações tal qual um computador.

Assim como em um computador, os videogames deixaram de lado os memory cards/cartões de memória – que serviam para guardar dados de jogos -, para se ter HDs dentro dos videogames – tanto para guardar os dados, como para baixar e instalar jogos, assim como no computador. Há, e os jogos não vem mais em cartuchos, mas em DVDs e Blu-Rays, com jogos chegando ao tamanho de 41GB depois de instalado.

E a qualidade gráfica dos jogos está impressionante. Mas, como ainda está no começo, os programadores ainda não tiraram o melhor deste videogame, então espere gráficos ainda melhores nos próximos anos.

Como exemplo, aqui vai um vídeo de comparação entre o Playstation 2 (2000), Playstation 3 (2006) e Playstation 4 (2013). Suiro assistir o vídeo em tela cheia na qualidade 720p ou, se possível, em 1080p. Você pode se surpreender.

Outro ponto importante é que cada vez mais os jogadores se concentram em jogar com outras pessoas através da internet – conhecida como a parte online dos jogos. Isso influi em como cada uma das empresas trabalha com seus videogames.

Ah, mais uma coisa, os aparelhos estão deixando de ser exclusivos para os jogos, e estão acrescentando programas para acessar twitter, facebook, gravar vídeos e assistir séries online através de serviços como o Netflix – e prometem ainda mais nesta geração.

Os três videogames

Playstation 4

O PS4 é o videogame da empresa Sony, a mesma das tvs e dos aparelhos de som. Ela possui a maior quantidade de franquias de jogos conhecidos exclusivos para o aparelho, e sempre foi conhecido pela potência de seus aparelhos. O Playstation 3 não teve tantos problemas com os aparelhos como o X-Box 360, oferecia as melhores promoções para comprar jogos pela internet e quem queria jogar online poderia fazer de graça, mas teve sérios problemas de invasão e de seu ambiente online.

A Sony prometeu uma rede online ainda melhor para o Playstation 4, mas ela deixará de ser gratuita, embora seja a mais barata que a da Microsoft. O maior problema do aparelho está sendo aqui no Brasil – enquanto ele é mais barato que seu rival nos Estados Unidos, ele está quase o dobro do preço aqui no Brasil – tuddo graças (supostamente) aos impostos brasileiros.

X-box One

O XONE é o videogame da Microsoft, a mesma empresa que fez o Windows, o MSN – que foi substituído pelo Skype – e o Office. Ela possui poucas franquias de jogos exclusivas, mas a maioria delas pertencem a própria empresa, garantindo uma exclusividade ainda maior. Também é conhecido pela grande variedade de jogos em primeira pessoa.

A Microsoft é a quem tem a melhor rede online, e promete melhorar ainda mais nesta geração – embora seja ligeiramente a mais cara de todas. Além disso, o XONE vem com a nova versão do Kinect, um aparelho que reconhece sua voz e seus gestos, permitindo gigantescas possibilidades de interação para seus jogos, podendo, inclusive jogar sem controle.

Entretanto, sua versão anterior, o X-Box 360 ficou bem conhecido pelos defeitos em seus aparelhos que os tornavam inúteis – você pode encontrar histórias de pessoas que chegaram a ter cinco aparelhos diferentes até hoje. Além disso, antes de seu lançamento, a Microsoft anunciou diversas decisões para seu aparelho que causaram revoltas entre jogadores- como cobrar taxas para aqueles que compraram jogos usados por outras pessoas -, as quais voltaram atrás após a reclamação dos jogadores.

Wii U

O videogame da Nintendo, empresa muito mais antiga que as outras duas, tem o videogame mais fraco da geração. Entretanto, ele compensa pelos títulos exclusivos da Nintendo, que são as franquias mais conhecidas do mundo – Super Mario, Zelda, Metroid, Pokemon, etc.

Apesar de ser mais fraca em termos de potência, os jogos da Nintendo são os mais divertidos e costumam tirar o máximo de proveito de seu videogame, criando jogos impressionantes. Seu antecessor, o Wii, foi, de longe, o videogame mais vendido de sua geração, ficou conhecido como o principal videogame de quem não joga videogame, e em conjunto com seus controles especiais, reuniram famílias e amigos para se divertirem com o videogame.

Mas existem problemas: grande parte dos jogos para o Wii não teve o mesmo cuidado que a Nintendo tem, e por isso, possui muitos jogos ruins. Além disso, teve versões muito fracas de jogos excelentes lançados para seus rivais. E como se não fosse o bastante, a rede online da Nintendo é a pior das três, e a mais complicada.

E é isso por enquanto. Se quiser saber mais informações, é só usar o contato que temos lá em cima da tela, ou use a área de comentários do blog.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta