O que já disseram a você que mudou o seu modo de pensar? 2


10 pessoas contaram suas histórias de como a frase certa no momento certo mudou o modo de pensar delas.


Modo de pensar 02

Continuando nossa série de histórias pessoais – sendo que o primeiro post dessa série com histórias de médicos – apresentamos histórias de pessoas que ouviram frases tão inspiradoras e/ou reveladoras que mudou o modo de pensar delas. As histórias foram coletadas através do Reddit e são histórias reais.

10. C.S Lewis

Um vez eu li uma frase de C.S Lewis: “Não é engraçado como dia após dia nada muda, mas quando olhamos para trás tudo era diferente…”

09. Embaraço

Esta frase mudou minha vida: “Só é embaraçoso se você se sentir embaraçado. Só é tão estranho quanto você o fizer.”

08. Professor

Um dia um professor me disse “As pessoas podem esquecer o que você disse, podem esquecer o que você fez, mas nunca vão esquecer o que você as fez sentir.”




07. Cadeira de rodas

Uma vez eu encontrei uma pessoa em uma cadeira de rodas. Ele me contou a história de quando uma pessoa o perguntou se era dificil ficar preso a uma cadeira de rodas.

Ele respondeu “Eu não estou preso a cadeira de rodas, eu escolhi estar nela. Se não fosse pela cadeira de rodas, eu estaria preso a minha cama e nunca sairia do quarto ou de casa.”

06. Dois anos

Quando eu tinha 38 anos, eu estava pensando em fazer um curso de Radiologia que iria durar dois anos. Eu conversava com um amigo sobre isso, e eu estava quase me convencendo de desistir. Eu disse a ele “Estou muito velho para uma coisa dessas. Quando terminar este curso eu estarei com 40 anos!”.

Foi quando meu amigo disse “E se você não fizer este curso, daqui a dois anos você terá 40 anos, mas sem o curso”. Eu tenho quase 60 anos, e este curso fez a diferença entre viver uma vida decente e trabalhar para viver.

Modo de pensar

05. O exemplo

Sou o mais velho de 3 filhos. Sou mais velho que meu irmão por 2 anos e meio, e de minha irmã 9 anos e meio. Quando eu tinha 14 anos e estava discutindo com meu pai sobre algo que não me lembro, quando ele, o segundo mais velho de 8 irmãos, me disse:

“Qualquer decisão que você tomar nesta casa, tome-a três vezes. Uma para quando você se decidir, uma segunda para quando seu irmão tomar a mesma decisão tendo você como exemplo, e uma terceira para quando sua irmã tomar a mesma decisão tendo você e seu irmão como exemplo. Como você trata seu irmão vai dizer a ele como ele deve tratar sua irmã; e como você tratar sua irmã irá dizer a ela o que ela deve esperar ser tratada pelo resto de sua vida, inclusive por seus futuros namorados.”

Isso meio que me chocou e me fez repensar no meu papel como filho mais velho. Eu comecei a cudiar de minhas responsabilidades como modelo e me tornei mais sério quanto a isso. Mesmo que você não esteja ativamente influenciando pessoas ao seu redor, existirão aqueles que olharão e respeitarão você de acordo com as suas decisões. Quando problemas ocorrerem, sua atitude perante a estes problemas servirá de inspiração para outros quando passarem por problemas parecidos.


04. Medo

Eu tinha 13 anos, tentando ensinar a minha irmã de 6 anos de como nadar de um lado a outro da piscina. Estavamos em uma grande piscina publica, quando uma senhora de 75 anos nadava lentamente de um lado para o outro da piscina.

Foi quando tentei fazer minha irmã megulhar, e de repente ela começou a gritar “Estou com medo! Estou com muito medo!”. A senhora, então, levantou o punho no ar e disse “Então fique com medo! E faça assim mesmo!”

Isso foi há 35 anos atrás e eu nunca esqueci. Foi uma revelação – não é sobre não sentir medo. É sobre sentir medo e fazer assim mesmo!

03. Desespero

Minha mãe estava morrendo. Um amigo falou para mim “Você tem a vida toda para se desesperar. Então não faça isso na frente dela.”

Isso me ajudou a compreender que meus sentimentos nem sempre são importantes. É possível guardar seu desespero para mais tarde, e aprender isso me foi útil várias vezes.

02. A lição

Meu velho chefe, um CEO de um pequeno hospital, me contou uma história de quando ele era um técnico de laboratório (que, para facilitar, chamaremos de Daniel).

Daniel um dia esqueceu de checar um mecanismo de uma das peças do equipamento usado, e por conta disso ele deu um defeito e por fim quebrou. A conta dos reparos foi de 250 mil. No dia seguinte, o chefe de Daniel o chamou para conversar sobre o assunto e Daniel tinha certeza de que seria despedido. O chefe dele questionou o procedimento de Daniel para verificar o por que dele ter esquecido de checar o mecanismo. Depois de tudo explicado, o chefe explicou o que ele não pode deixar de fazer e mandou Daniel voltar ao trabalho.

Daniel, então, perguntou a ele “Eu não vou ser despedido?”. O chefe dele respondeu “Eu acabei de gastar 250 mil para ensinar-lhe uma lição que você nunca irá esquecer. Por que eu iria despedi-lo?”

01. A diferença

Um dia me disseram que nós julgamos os outros por suas ações e julgamos nós mesmos por nossas intenções. Me fez pensar sobre as atitudes das pessoas.



O que você achou desses depoimentos? Gostou? Acho uma besteira? Mudou seu modo de pensar de alguma maneira? Você também tem uma história para contar? Você pode deixar seu comentário, dar sugestões de temas ou fazer suas perguntas através do nosso campo de comentários, ou da nossa página exclusiva de perguntas!

E se você gostou deste post, por favor, compartilhe ele nas suas redes sociais clicando nos nossos botões de like na sua rede social preferida. Você também pode selecionar apenas um trecho deste texto que aparecerá uma caixa que permitirá que você possa compartilha-lo no Facebook ou no Twitter.

Conheça outrosdepoimentos desta série

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

2 pensamentos em “O que já disseram a você que mudou o seu modo de pensar?

  • vanda

    Eu tinha dúvidas sobre a existência de Deus, e às vezes queria conversar com alguém sobre isso. No entanto, tinha medo de ser criticada, pois é isso que as pessoas geralmente fazem. Certo dia eu recebi um cartão de uma antiga amiga, que dizia:” Não adianta admitir que Deus existe, se você vive como se Ele não existisse.” Me fez refletir o quanto as pessoas são hipócritas.