O retorno dos heróis da Manchete 1


Entre as décadas de 80 e 90, os super-heróis japoneses foram exibidos no Brasil e se tornaram um sucesso. Mas a grande quantidade de séries exibidas ao mesmo tempo fez as pessoas perderem o interesse, e com isso, as séries deixaram de ser exibidas, acabaram caindo no esquecimento, ao menos, no Brasil. Entretanto, no Japão eles continuaram vivos e fortes, com novas séries sendo criadas a cada ano. E nos últimos anos, para comemorar décadas destas séries, os antigos heróis retornaram, mesmo que por pouco tempo, para compartilhar experiências e novas batalhas com os heróis da atualidade. Eis aqui algumas dessas participações dos heróis que fizeram sucesso na tv brasileira.

Os heróis da manchete

Os heróis da manchete

O encontro de uma década

Kamen Riders Black e RX em Kamen Rider Decade

Kamen Riders Black e RX em Kamen Rider Decade

Todo esse movimento iniciou em 2009, quando a série Kamen Rider Decade foi lançada em comemoração a uma década de Kamen Riders da Era Heisei*. A apesar da série se focar apenas nos Kamen Riders da era Hensei*, tivemos a presença de Kamen Rider Black em um episódio e Kamen Rider RX em outro, tratados como dois universos do mesmo personagem: uma onde ele se tornou RX e outra onde ele permaneceu como Black. Desde então a ideia dos dois Kamen Riders convivendo juntos foi levada para todos os outros crossovers deste tipo.

A guerra lendária

Flashman, Changeman, Sun Vulcan, Maskman e Fiveman

Flashman, Changeman, Sun Vulcan, Maskman e Fiveman


Gokaiger veio em 2012 para comemorar as 35 séries da franquia Super Sentai, e trouxe um grupo de piratas cujo o poder era copiar os poderes dos grupos anteriores a eles. Tudo iniciado com uma cena onde todos os heróis se reunem para combater um exercito inimigo. Além disso, os Gokaiger precisavam interagir com estes heróis para conseguir pistas para o maior tesouro do universo. Assim, não só tivemos a presença de atores e heróis de Changeman, Flashman, Maskman e GoogleFive, como tivemos os Gokaigers lutando com os visuais e efeitos especiais renovados desses heróis. Ainda foram lançados um longa metragem onde apareciam todos os robôs gigantes lutando juntos, e um curta para cinema onde todos os “monstros capangas” de todas as séries se reuniram para batalhar contra os Gokaiger. Você pode ler melhor sobre Gokaiger neste texto.

O retorno de uma lenda

Gavan vs Gokaiger

Gavan vs Gokaiger

Enquanto a Manchete tinha Jaspion, Jiban e Jiraya, a Globo e a Gazeta trouxeram os três primeiros heróis metalizados japoneses: Gavan, Sharivan e Shaider. Eles faziam parte de uma mesma sequência de detetives espaciais que vieram resolver problemas na Terra. Aproveitando-se do sucesso de Gokaiger, foi lançado um crossover do grupo com o Gavan original – já velho -, que foi um grande sucesso.

O sucesso do crossover fez com que fosse lançado um novo longa, onde o antigo Gavan se tornava chefe da policia espacial, e são selecionados novos Gavan, Sharivan e Sheider. O longa não fez sucesso o suficiente para voltar com uma nova série destes novos heróis, mas, abriu a porta para outros crossovers…

O incrível encontro de super heróis

Black Kamen Rider e Maskman

Black Kamen Rider e Maskman

O sucesso do crossover de Gokaiger e Gavan abriu portas para o crossover mais aguardado da história dos heróis japoneses: Super Sentai vs Kamen Rider, o Super Hero Taizen. Em um longa para cinema, os super sentai guerreavam com os kamen riders, com ambos os lados trazendo seus respectivos vilões derrotados como lacaios. Obviamente, aparecem neste longa Changeman, Flashman, Maskman e GoogleFive, assim como Kamen Rider Black e Kamen Rider RX.

O incrível encontro de super heróis Z

Jiraya e Jiban em Super Hero Taizen Z

Jiraya e Jiban em Super Hero Taizen Z

Após o sucesso do crossover acima, veio mais um crossover, o Super Hero Taizen Z, ou Super Sentai vs Kamen Rider vs Space Sheriff. Nele, alguns Super Sentai, Kamen Rider e os Space Sheriffs se reunem contra uma ameaça em comum, liderada por Shadow Moon, vilão de Kamen Rider Black. Dessa vez, não temos todos os heróis juntos, mas temos Flashman, junto a Gavan e Sharivan. Em uma cena rápida, Gavan dá aos Gokaiger o poder de se transformar em Jiban, Jiraya e Exceedraft. Exceedraft não chegou a passar no Brasil, mas a série é a continuação de Solbrain e Winspector.

A guerra dos Kamen Riders

Trinta Kamen Riders reunidos

Trinta Kamen Riders reunidos

Em comemoração das 30 séries de Kamen Riders, foi lançado em 2014 um longa que mostra a guerra entre os 15 Kamen Riders da Era Showa* contra os 15 Kamen Riders da Era Heisei*. Obviamente, nele podemos ver Black e RX no lado dos Kamen Riders Showa*.

Por trás das câmeras

Pirata Bubba de Changeman aparecendo em Akibaranger

Pirata Bubba de Changeman aparecendo em Akibaranger



Em 2012, fora lançado em paralelo a Gokaiger, Akibaranger, uma série de 13 episódios voltada aos adultos fãs de Super Sentai. Nele, temos fãs de Super Sentai se tornando um grupo cujo o poder vem da desilusão. A série teve uma continuação em 2013, com mais 13 episódios. Entretanto, Akibaranger não teve a presença dos grupos exibidos no Brasil, mas teve algo tão surpreendente quanto: ela mostrou os dublês de Change Dragon e do pirata espacial Bubba, de Changeman, com direito a uma recriação da batalha final de ambos em Changeman. Akibaranger merece um post só para ele, tamanha quantidade de coisas a se falar da série.

* As Eras Showa e Heisei são referências ao reinados dos Imperadores Hirohito – que faleceu em 1989 – e Akihito – filho de Hirohito que assumiu o trono após sua morte. Produções antes da morte de Hirohito são chamadas de Era Showa, e durante o reinado de Akihito serão chamadas de Era Heisei.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

Um pensamento em “O retorno dos heróis da Manchete