Os ateus adoram o diabo? 5


Seriam os ateus satanistas? Adoradores do diabo? Instrumentos do demônio?

Enquanto passava na frente de uma casa onde ocorria um culto evangélico, ouvi o pregador falar que ‘os ateus adoram o diabo’. Outro dia, ouvi de uma pessoa da minha família – católica – quase que a mesma frase. Na timeline do meu Facebook, sabe-se lá o porquê, recebi uma imagem onde o ateísmo era relacionado ao satanismo. Foi, então, que me lembrei do problema que ocorreu entre os ateus e o apresentador Datena, por causa de declarações dele relacionando ateus ao satanismo.

Por causa dessas situações, decidi escrever este texto. Mas, apesar da minha vontade de falar do assunto, decidi ir com mais calma e pesquisar sobre o Ateísmo e o Satanismo, tanto com fontes em inglês quanto em português. E não foi que me surpreendi com o resultado de minha pesquisa?

ateismo0x600

O Ateísmo

O Ateísmo não é religião. Não é crença. Não é simplesmente “não acredito em Deus”. O Ateísmo é não acreditar em nenhuma força superiora, divindade ou ser consciente. Ou seja, um ateu não acredita em Deus; não acredita em Jeová; não acredita em Maomé; não acredita em Shiva; não acredita em Baal; não acredita em Satã; não acredita em Zeus; não acredita em Odin; não acredita em nenhuma divindade de qualquer religião. E pode incluir nesta lista, não acredita em Diabo. Mais uma vez: ateus também não acreditam em Diabo. Vou deixar bem claro: ateus não acreditam em Deus, e também não acreditam em Diabo.

Entendeu? Confesso que fiquei chocado quando descobri a quantidade de pessoas que não conseguem acreditar que exista alguém não consiga acreditar em Deus.

Outro ponto importante é que não existe apenas um tipo de Ateísmo. Existem, por exemplo, ateus que acreditam na espiritualidade, como no caso dos Budistas. Eles acreditam em eventos como a reencarnação do espírito. O que os torna ateus é o fato de que não acreditam que exista um ser que consciente que controla tudo. O que existe são as forças da natureza, como existe o ar, a chuva e a gravidade.

O contrário do Ateísmo é o Teísmo, e o praticante do Teísmo é o teísta. Por isso, quem acredita em qualquer religião – como o católico ou o evangélico – é teísta.

ateismo1

O Satanismo

Basicamente, os Satanistas são aqueles que tem o Diabo como principal deus. Isso quer dizer que eles são teístas. E assim como ocorre com o Ateísmo, não existem somente um tipo de Satanismo.

Curiosamente, nenhuma dessas religiões Satanistas consideram que o Diabo seja um ser maligno, apenas que ele foi demonizado por grande parte das religiões cristãs, e por isso não se consideram malignos.

Os ateus satanistas

Contrariando tudo o que foi dito neste post, existem ateus satanistas. São os satanistas LaVey. Os LaVey não acreditam em divindades, mas acreditam que o Diabo seja uma das forças da natureza.

ateismo2

E o que diz a Bíblia?

Alguns cristãos costumam utilizar um determinado argumento para validar seu pensamento de que ateus adoram o diabo. É a interpretação de Mateus 12:30, na bíblia: “Quem não é comigo, é contra mim” – ou seja, quem não está a favor de Jesus é do lado do inimigo. Se não acredita em Jesus, está do lado do inimigo.

Entretanto, se for usar deste argumento, então todas as religiões não-cristãs seriam satanistas, incluindo o Judaísmo e Islamismo. Será que existe algum padre ou pastor que tenha coragem de chamar um Judeu ou um Islâmico de ateu adorador do diabo?

Se você gostou deste post, dê um like na sua rede social preferida usando os botões abaixo! Você também pode compartilhar este texto no Facebook ou no Twitter, selecionando somente um trecho do texto e apertando no botão que irá aparecer!

Você também pode deixar seu comentário com suas considerações, sugestões ou mesmo reclamações que serão prontamente respondidas! Ou pode fazer sua pergunta na nossa página especial de contato!

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

5 pensamentos em “Os ateus adoram o diabo?