Osama Bin Laden Está Morto?


No dia 02 de maio de 2011, o presidente americano Barack Obama anunciou que um teste de DNA confirmou a morte de Osama Bin Laden. Embora o anuncio tenha ocorrido somente nesta data, a morte já teria ocorrido uma semana antes, em uma ação das tropas americanas visando sua captura. Entretanto, houve a precaução de se realizar um exame de DNA para se ter certeza de que se tratava do próprio Bin Laden.

O anuncio da morte de Osama foi notícia no mundo inteiro – obviamente -, e causou manifestações na maior parte do mundo. Mas o efeito da morte de Osama não foi somente no mundo real, mas também no virtaul: somente no Twitter, ocorreram 1,3 milhões de menções à morte de Osama. Apenas uma parcela de tudo o que aconteceu nesta histórica segunda-feira.

Cartaz usado para promover Bin Laden foi retirado da internet e possui uma pegadinha nele.

Fotos de Osama Bin Laden Morto

E junto com as notícias da morte de Osama, ressurgiu uma suposta foto de Osama morto. A foto chegou a ser publicada no site do jornal o Globo – entre outros sites de notícias. Entretanto, esta foto é uma montagem criada em 2009, quando falsas notícias sobre a morte de Bin Laden foram divulgadas. Mesmo assim, o governo desmitiu rapidamente a veracidade de tais fotos. Com isso, o Globo teve que se retratar em seu site.

Contudo, devido a grande quantidade de pessoas, sites e entidades questionando se Osama Bin Laden realmente morreu, o governo americano estuda a possibilidade de divulgar as verdadeiras fotos que mostrariam Osama morto – com um tiro na cabeça.

Pessoas comemorando

Osama Está Morto No Twitter?

Reporter Acidental

A morte de Bin Laden acabou involunt2ariamente dando fama ao paquistanês Sohaib Athar, conhecido na rede social Twitter pelo apelido @ReallyVirtual: ele informou em tempo real, sem querer, sobre o ataque que matou Osama Bin Laden, em uma série de tweets relatando o barulho de um helicóptero na cidade de Abbottabad. Ao saber de que os tweets que fez estavam relacionados a morte de Osama, Sohaib ficou chocado. Atualmente, ele está espantado com a fama repentina [Bin Laden está morto. Eu não o matei. Por favor,agora deixem-me dormir.].

Celebridades Comentam Sobre A Morte de Osama

Diversas celebridades comentaram suas opiniões no Twitter, como Katy Perry [Eu acredito em justiça… mas não acham que olho por olho não tornará o mundo cego?]; e Lady Gaga [Assistindo a CNN, que momento histórico na luta contra o ódio.]. Além disso, as celebridades brasileiras tambem comentaram: Junior Lima, Felipe Neto, Luciano Huck, Marcela Leal e Marcelo Tas soltaram seus tweets.

Nota Sobre O Jornal do Brasil

Em um nota interessante, o Jornal do Brasil publicou alguns tweets de celebridades internacionais, e citou um tweet do escritor americano Mark Twain. Acontece que Mark Twain morreu em 1910! Na verdade, diversos tweets foram publicados citando uma frase de Mark Twain! Caso tenham corrigido o erro, fica o registro aqui.

O Fantasma de Osama

Com a morte de Osama Bin Laden, já fora criado um humoristico perfil falso do terrorista: o GhostOsama. Em inglês, o perfil faz piadas sobre a morte e os costumes do terrorista, além de ‘mostrar’ como está sendo o ‘além-vida’ dele. Oito horas depois de ter sido criada, este perfil já contava com mais de 25 mil seguidores no Twitter.

Morte De Osama Facilita Golpes Na Internet

Estão aproveitando a morte de Osama Bin Laden para aplicarem golpes na internet: Um email com o assunto “Veja vídeo em que Osama Bin Laden aparece segurando jornal com a data de hoje e desmente sua possível morte relatada por Obama” traz um link para o suposto vídeo que desmentiria sua morte, mas na verdade faz você baixar um cavalo de tróia com o objetivo de roubar seus dados bancários; Páginas no Facebook prometem vídeos da execução de Osama, mas na verdade direcionam o internauta a páginas falsas que pedem seus dados; E links maliciosos em pesquisas ao termo “Osama Bin Laden” direcionam usuários para um domínio repleto de pragas virtuais.

Reações

Os comentários na internet sobre a morte de Osama são, em sua maioria, mensagens de comemoração em relação a morte de Bin Laden, e mensagens de apoio aos Estados Unidos. Diversos sites, blogs e foruns abriram espaço para que as pessoas pudessem exaltar sua alegria em relação à morte de Bin Laden. Uma das grandes citações, neste momento, seja uma frase de Samuel Langhorne Clemens, escritor e humorista americano, conhecido pelo já citado pseudonimo, Mark Twain: “I’ve never wished a man dead, but I have read some obituaries with great pleasure.” [Eu nunca desejei a morte de um homem, mas eu leio alguns obituários com grande prazer.]

Entretanto, tambem são inúmeras as mensagens de preocupação com possíveis represálias da Al Qaeda e da transformação de Osama Bin Laden em um martir, tornando-se um simbolo a ser seguido, podendo ajudar a trazer novos membros à causa. Outras mensagens questionam a necessidade de tanto ódio e violência, enquanto algumas criticam os americanos que estão comemorando a morte de Bin Laden: “Por acaso vocês esqueceram das mais de 200 mil pessoas mortas em Hiroshima e Nagasaki as quais os Estados Unidos sairam impunes?”

Conspirações

Diversos comentários e Tweets apontam como a morte de Bin Laden ajudará na reeleição de Barack Obama, enquanto muitos já citam a reeleição como certa. Muitos tambem lembraram da similaridade de como a morte de Bin Laden ajudaria Obama e os atentados de 11 de Setembro ajudaram a George W. Bush a se reeleger quando ninguem mais apostava nisso.

Há quem acredite que Osama não tenha realmente morrido, uma vez que, segundo notícas, o corpo fora jogado no mar. E que esta notícia tenha sido liberada para desestabilizar a Al Qaeda, e que nos próximos dias, um novo vídeo de Osama seja postado para desmentir o governo americano. Por isso, o governo americano estuda revelar as fotos de Osama morto.

Obviamente, não poderiam faltar os conspirologos de plantão, que prontamente declaram que Osama Bin Laden nunca existiu, e que teria sido criado pelos Estados Unidos para ser o culpado pela destruição do World Trade Center, e que esta declaração de morte serviria para por fim a esta história. Outros afirmam que na verdade, Osama está vivo e assumiu outra identidade, conforme acordo com os Estados Unidos.

Conclusão

Aguardem pelo próximo post para revelar alguns detalhes escondidos neste post.

Fontes

Portal Terra Jornal do Brasil Twitter
Yahoo! OMG Google Notícias Jornal Publico

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta