Por que laranja se chama laranja e o limão não se chama verde? 4 Comentários


Confesso que acho estranho o fato de que nessa imensidão de blogs que a internet brasileira possui, nunca tenha encontrado uma resposta bem definida dessa pergunta. Encontrei um pedaço aqui, um outros ali, mas curiosamente, toda a informação estava dividida. Esta é mais uma daquelas perguntas que apareciam frequentemente no Yahoo respostas, e que você poderá desvendar agora.


Laranja

Laranja

Vou começar chocando alguns: a laranja e o limão não são frutas naturais. Entenda bem, ambas são frutas que os seres humanos desenvolveram através de cruzamento entre plantas. Desde tempos antigos, os seres humanos sabiam que as flores precisavam trocar polem para que fossem criadas as frutas. Com esse conhecimento, eles começaram a trocar polens de espécies diferentes para criar novos tipos de frutas. Por exemplo, a laranja é uma mistura da tangerina com o pomelo – também conhecido como cimboa.

Limão

Limão

Além disso, conforme as novas frutas forma nascendo, os seres humanos também já sabiam que sementes de frutas com as qualidades que eles teriam maiores chances de criarem frutas com essas características. Por exemplo, eles usavam as sementes das laranjas mais doces para plantar, assim, a chance da próxima geração de laranjas serem mais doces era maior.

Pomelo

Pomelo

Mas vamos ao que interessa: é um erro bem comum achar que a fruta recebeu o nome da cor. Pois é exatamente o contrário. Laranja vem do Sânscrito – uma das 23 línguas oficiais da Índia -, näränga, que foi passado para o Persa, narang, e para o Árabe, naranj. A cor laranja recebeu esse nome por causa da fruta. Anteriormente, a cor era chamada de amarelo-vermelho, vermelho-amarelo, amarelo avermelhado e até de vermelho-amarelado. Quando a cor recebeu este nome não é um fato exato, mas acredita-se que tenha sido por volta do ano de 1500.


Tangerina

Tangerina

Já o limão também viria do Sânscrito, nimbu, que no Persa e no Árabe se tornou limum. O limão também é uma mistura, mas da fruta Citrus e da Laranja-Azeda – uma variedade da laranja criada na região conhecida hoje como Vietnã. Já a cor verde vem o latim viridis, que era um termo usado para designar o que era novo e jovial, e que foi passado para a cor das plantas.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

4 pensamentos em “Por que laranja se chama laranja e o limão não se chama verde?