Por que o Super-homem usa cueca por cima da calça? 12 Comentários


Apesar desta pergunta ser muito antiga, esta foi e ainda é uma das perguntas mais feitas no site Yahoo Respostas. Mas é incrível que apesar de ter sido feita tantas e tantas vezes, quase nenhum site ou blog tem uma resposta satisfatória para esta pergunta. Afinal, por que o Superman usa cueca por cima da calça?


Evolution_of_Superman600

A cueca por cima da calça do Super-Homem faz parte de seu uniforme de super-herói, e é um traço presente em outros uniformes bem-conhecidos, como o uniforme do Batman e do Fantasma. Não somente, é a característica mais reconhecida como cliché em um super-herói, chegando ao ponto de já ter sido levada ao lado cômico – exatamente como nesta famosa pergunta, que, convenhamos, é feita pura e simplesmente para gozar do Superman.


Onde na vida real você encontra seres com capacidades além da compreensão das pessoas comuns?

Eu poderia fazer parágrafos e mais parágrafos falando de cada influência presente no uniforme do Super-Homem, mas isso não vai passar de enrolação. Então sejamos diretos: o Super-homem usa cueca por cima da calça pelo mesmo motivo que o Batman e o Fantasma; pelo mesmo motivo que Capitão Marvel, Joel Ciclone e Flash Gordon usam usam uniformes vermelhos com acessórios chamativos; e pelo mesmo motivo que Mandrake e Zatanna usam fraque e cartola: por causa do Circo.

O que são os super-heróis? Seres com capacidades além da compreensão humana. Para as pessoas comuns, eles não tem apenas habilidades: eles tem poderes! E onde na vida real você encontraria seres com capacidades além da compreensão das pessoas comuns? No Circo.

Vá em um circo, procure imagens de circos antigos no Google e veja vídeos dos circos mais famosos do mundo no You Tube. Você vai ver muitas semelhanças entre os uniformes de super-heróis e os uniformes dos artistas do circo, durante sua apresentação. Está tudo lá: colantes, capas, mascaras, maiôs. E cuecas por cima das calças.

Super-homens existiram decadas antes do último filho de Krypton…

Em particular, já que este é o ponto principal da pergunta, a cueca por cima das calças do Super-Homem é um paralelo ao conceito do ‘homem mais forte do mundo’, presente em diversos circos, desde o final do século 19 – embora este tipo de artista não seja comum nos circos atuais. Quando jovens, os ‘homens-fortes’ usavam roupas de homens-da-caverna, homens-da-selva e até cuecas tipo Tarzan. Eles faziam feitos como levantar bigornas de ferro com uma mão só, entortar pesadas barras de ferro com as mãos e/ou o corpo, e, até mesmo, levar um tiro de uma bala de canhão no estomago sem nada sofrer – aparentemente – e sem sair da pose.

Opa! Você conhece alguém assim?

Obviamente, estes homens envelhecem, o corpo já não é algo tão bonito de se ver – apesar de ainda manter sua força: rugas, cicatrizes, pontos flácidos, barriga, enfim, tudo aquilo que acaba pondo em dúvida a capacidade daquele artista. Então, os ‘homens-fortes’ continuariam a usar as roupas que já vestiam, mas colocando por baixo um colante – fazendo quase que um papel de ‘nova pele’ para moldar o corpo – ou, ao menos, esconder as cicatrizes e hematomas – fazendo este efeito de ‘cueca por cima das calças’. Que fique registrado que posteriormente, esta ‘roupa-pele’ se demonstrou muito útil para esconder equipamentos de proteção para ajudar os artistas a realizarem seus números, e assim, aumentar sua vida útil ao circo onde vive – pois artista de circo não ‘trabalha no circo’, ele ‘vive no circo’.

Não somente homens faziam força no Circo. A moça acima lhe parece familiar?

Observe bem esta imagem. Você verá as bases para diversos super-heróis.

Agora que você já aprendeu porque sempre se teve a cueca por cima, por favor, ajude o blog clicando nos nossos botões lá em cima no inicio do post ou aqui embaixo antes dos comentários e compartilhe este post nas suas redes sociais! Ou então, você pode selecionar um trecho do post e compartilhar o trecho no Facebook ou no Twitter. Basta selecionar o texto que uma caixa irá aparecer!

Você também pode deixar seu comentário sobre o que achou deste post, ou tirar alguma dúvida sua que será prontamente respondida como a cueca por cima da calça. Você também pode dar sugestões de temas ou fazer suas perguntas através da nossa página exclusiva!

P.S.: Diversos sites citam os lutadores de luta livre como influencia aos uniformes. Apesar de também estar correto, vale lembrar que a origem dos uniformes destes lutadores é a mesma: o Circo.

P.S.: A imagem que abre este post é de Brian Stelfreeze. Você pode acompanhar mais trabalhos deste desenhista na sua página do Facebook.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

12 pensamentos em “Por que o Super-homem usa cueca por cima da calça?

  • Gabi

    Muito interessante, Rafael 😀 Conseguiu resumir com maestria a explicação. Ainda bem que os novos heróis estão se livrando desse arquétipo (pelo menos no que se refere a vestimenta), que além de “breguinha” acaba não caracterizando tanto assim. A única coisa que mudava era a cor da roupa, acessórios, logotipo e a presença de máscara, ou não.

    =**

  • Pier

    Muito interessante, Rafael Conseguiu resumir com maestria a explicação. Ainda bem que os novos heróis estão se livrando desse arquétipo (pelo menos no que se refere a vestimenta), que além de “breguinha” acaba não caracterizando tanto assim. A única coisa que mudava era a cor da roupa, acessórios, logotipo e a presença de máscara, ou não.
    +1

  • nom

    Antes existia circos e em alguns, os lutadores (principalmente os mexicanos), os fisiculturistas e demais homens com atributos circenses. Não havia internet nesta época, e nem celulares ou coisa parecida, logo, os uniformes do heróis foi baseada nas diversões de antigamente.
    Bem ou mal, era normal tal vestimenta para época. Aliás, o que atualmente tem ditado a moda de vestimenta, em termos de Brasil, são as novelas da Globo. Cabelo, roupa, sutiã aparecendo, apetrechos para unhas, enfim, tudo o que se vê em diversão acaba virando hábito.
    É a moda, selvagem, capitalista, intransigente, muitas vezes ofensiva mas, sempre oriunda de algum canal de entretenimento e apreciado pela massa.
    Se passou a ser estranha as vestimentas do heróis, não ha o que reclamar, afinal, alguém, a qualquer hora, pode retornar com as cuecas pra fora da calça e as pessoas novamente acharem legais.

    • Rafael Portillo Autor do post

      Espero que esteja falando somente dos super-heróis, pois seria bem estranho as pessoas comuns andarem pela rua com a cueca por cima da calça!

  • Emerson

    Seria interessante se não estive equivocado…
    Como já bem sabe qualquer fã do Chuck Norris, essa história do Superman usar a cueca por cima da calça foi resultado de uma aposta em uma queda de braço, onde o perdedor deveria usar a referida vestimenta daquele momento em diante.

    • Rafael Portillo Autor do post

      Daí eu pergunto qual a necessidade de fazer volume do pênis de um homem em um quadrinho do início do século 20. Se hoje em dia o pessoal já está pegando no pé pela sexualidade, imagina a quase 100 anos atrás!