Por Que Os Kamikazes Usavam Capacete? 2


Esta pergunta é uma das mais feitas atraves da internet. Vá no Yahoo Resposta e vai ver essa pergunta ser feita centenas de vezes. E, obviamente vai encontrar as mais variadas respostas. Mas fica realmente a questão: “Por que os Kamikazes usavam capacete?”

Se você não lembra bem, Kamikazes foram os pilotos japoneses suicidas da 2ª Guerra Mundial. Para eles eram oferecidas diversas honrarias a sua familia em prol de se suicidar jogando seu avião contra os adversários. O que iniciou esta questão foram as fotos dos pilotos Kamikaze prontos para voar. Muitas pessoas se questionam: “Se é para se suicidar, por que usar capacete?”

kamikazes x550

Acontece, que o capacete de um piloto na 2ª guerra nunca foi de proteger o piloto de impactos e tiros. Acontece que é muito frio nas maiores altitudes onde um avião passa, e os capacetes serviam para protege-los do frio. Eram capacetes de couro e lã, inclusive tendo um aparelho de escuta para comunicação por rádio e óculos especiais, padrão para os pilotos da época. Inclusive, isso é algo remanescente da época que as cabines de aviões eram abertas, expondo o piloto a chuva e ao frio.

Além disso, mesmo partindo para o suicídio, os kamikazes não poderiam deixar de utilizar os equipamentos necessários para um vôo. Aliás, nem toda decolagem acabava na morte do piloto – O kamikaze poderia adiar sua ação para causar mais dano, na oportunidade certa.

Inclusive, o capacete que é usado hoje atualmente tem o propósito de proteger a cabeça do piloto apenas dos golpes contra a cabine durante as manobras a alta velocidade, não para salvar a vida em caso de impacto. Da mesma forma, o capacete dos pilotos kamikaze simplesmente ajudava a que chegassem ao seu alvo, e não a que sobrevivessem.

Mas acima de tudo, usava-se o capacete porque a burocracia militar assim exigia.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Por Que Os Kamikazes Usavam Capacete?

  • Pastor Edemerval Lacerda de Aguiar Sobrinho

    Faltou você dizer que eles só suicidavam (*1) em caso de necessidade, pois, o plano era abater o máximo possível e voltar para recarregar SE desse.

    Não havendo como retornar, suicidar era o plano.

    (1) SUICIDIO vem do latim [matar a si].

    Então não se diz “se suicidar”, ou “suicidar-se” ou “se suicidavam” ou “suicidavam-se” apenas diz-se suicidavam ou suicidar.