Chaves, Chaplin, e Uma Nova Perspectiva 1 Comentário


Esta é uma re-edição de um velho e polemico post meu.

Você, alguma vez, já procurou olhar para uma coisa com outra perspectiva? Você só analisa as coisas uma única vez? Nunca deu uma segunda olhada, ou a comparou com algo?

Bem, então vamos tentar fazer isso. E vamos usar como exemplo Chaves e Chaplin.

Você talvez se pergunte: “Acho que você quis dizer Chapolin.”

Errado. Eu vou falar de Charles Chaplin.

 

Veja a seguinte descrição:

Comédia que se baseia em uma personagem pobre ou miserável – mas carismatico em relação a quem assiste -, que é explorado por aqueles que são mais ricos e/ou superiores socialmente, ou aqueles que fingem ser ricos e/ou superiores socialmente. A probreza e a ignorancia da personagem são exploradas em tom de comédia, que se funde com o drama, a tristeza e o sofrimento pelo qual a personagem passa. As personagens secundárias são esteriotipos comumente encontrados no dia-a-dia, e grande parte destas personagens explora a inocencia e humildade da personagem principal. Os locais onde se passam a história são mal produzidos por falta de dinheiro em sua produção. Seu enredos possuem algumas falhas que são esquecidas em prol da diversão.

Antes que alguem fale, o certo é a personagem e não o personagem.

Agora vamos a pergunta: Esta descrição de caracteristicas bate com qual personagem?

Cinco para quem respondeu Chaplin. Cinco para quem respondeu Chaves. Dez para quem respondeu os dois.

 

Vejam só: Todo o cenário onde se passa Chaves – ou El Chavo del Ocho, seu nome original – é igualzinho ao cenário onde se passam os filmes de Charles Chaplin – ou Carlitos, o vagabundo, o nome deste carismático personagem. Observando por esse prisma, ambos possuem as mesmas caracteristicas. O que as diferenciam é a linguagem utilizada. Chaves é feito para a televisão. Chaplin é feito para o cinema.

Chaplin foi feito na Europa. Chaves foi feito no México. Chaplin existe a decadas. Chaves, tambem existe a decadas. Charles Chaplin é considerado um gênio. Roberto Gomez Bolaños – criador de Chaves – é considerado um Mexicano retardado. Você acha que Bolaños é um retardado?

Convenhamos, os nomes Chaplin e Chaves são nomes facilmente reconhecidos pelas pessoas. E são hilariantes. E são geniais.

Então gostaria de sua opinião sobre esta nova perspectiva. Compartilhe sua opnião comigo. Agradeço desde já…



Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

Um pensamento em “Chaves, Chaplin, e Uma Nova Perspectiva