Premonição É Um Filme Sem Sentido! 3


[Aviso: Este post é uma edição atualizada de um texto meu de Setembro de 2009]

A série de filmes Premonição – Final Destination – vai ganhar mais 3 continuações, e aproveito para escrever sobre o que me corrói desde que assisti ao segundo filme da série.

A série trata de uma pessoa, o/a protagonista que tem a premonição de um acidente que causaria a morte não somente do protagonista, mas de outros personagens. Ao pensar que teriam escapado da morte, a própria morte criaria situações na qual os sobreviventes morrem, um de cada vez, e das piores maneiras possíveis. Sempre no final de cada filme, quando o/a protagonista acredita ter vencido a morte, algo acontece para confirmar o mote do filme: Ninguém escapa da morte. Vale uma nota de que, mesmo que o final de cada filme mostre que alguém sobreviveu, no filme seguinte, descobrimos que os sobrevivente dos filmes anteriores acabaram morrendo, seja através de um relato de outra pessoa, site de internet, ou matéria jornal.

mPremonição é um filme de terror, e como filme de terror, apresenta uma situação fictícia. Entretanto, tem uma frase muito interessante que eu li que diz: ‘A diferença entre a vida real e a ficção, é que a ficção precisa fazer sentido’ todo filme de terror possui uma coerência dentro do mundo fictício daquele filme, isto é, regras que definem as características do filme.

Nota: A diferença de filme de terror e filme de horror está nos próprios termos: terror significa grande medo, pavor; horror significa repulsa, aversão.

Por exemplo, sabemos em A Hora do Pesadelo, Freddy Krueger é uma criatura que habita sonhos, o que cria uma regra: se você dormir enquanto Krueger estiver ativo, você irá encontrá-lo. Outra regra é que Freddy nunca aparecerá no mundo real, exceto em ocasiões especiais de seus filmes.  Mas, ainda sim, existe um jeito de sobreviver a ele; Em Sexta-Feira 13, Jason Vorhees, mesmo sendo um super-zumbi, existe a possibilidade de dete-lo; Chuck, o Brinquedo Assassino que pode ser destruído temporariamente; As Criaturas, que podem ser destruídas; E mesmo os assassinos de Pânico, que são pessoas comuns que podem ser mortas “facilmente”.

Mas, nos filmes “Premonição”, a morte sempre vence. Não tem como vencer a morte e aproveitar o resto da vida. E é muito injusto, pois o/a protagonista sem mais nem menos começa a prever a morte das pessoas, e acaba colocando a si mesmo e a outras pessoas em uma situação muito pior do que se ele tivesse morrido logo no inicio do filme!

Explico melhor:

Quem se salva por conta de Premonição, acaba sendo morto de uma maneira sempre mais dolorida, assustadora ou sanguinolenta que a morte original. No primeiro filme, onde as vitimas morreriam rapidamente numa explosão do avião, uma morre enforcada presa em um fio, outra é esmagada por um ônibus em alta velocidade, e quando as outras pessoas se tocam que a morte realmente fica atrás delas, passam o resto do filme em pânico, com medo deles serem os próximos a morrer. Puro sadismo.

Oras, em Premonição 2, ficamos sabendo que o protagonista do primeiro filme se isolou em uma sala branca, numa clinica, e acabou se isolando de tudo e de todos! Que maneira horrível de se viver! E no fim, quando foi transferido para outra clinica, um tijolo se soltou de uma chaminé e o atingiu na cabeça!

Afinal, por que raios eles tiveram essa premonição, se no fim foi pior para todos? Por que a morte não pode ser vencida de nenhuma maneira? Oras o filme não tem regras! Ok, eu sei que o filme tem de ter uma desculpa para matar pessoas, mas mesmo personagens fantásticos como Krueger e Jason têm coerência!

Se algum puder tirar minhas dúvidas, eu agradeço.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Premonição É Um Filme Sem Sentido!

  • Silas Simas

    Pow, amigo… Concordo plenamente com você. Acabei de assistir ao 4º filme da série e desta vez fiquei realmente enojado. Não pretendo mais assistir a essa série de filmes caso haja um 5º. O pior é que dessa vez não deu nem pra imaginar ou cogitar a possibilidade de alguém ter sobrevivido. Nem deixaram um suspensezinho no final. Na cena final do filme, a morte de todos os que restaram foi clara, esplícita e indiscutível (aos que ainda não assistiram, me desculpem mesmo por ter comentado o final). A não ser que alguém prefira imaginar que “aquilo” se tratava de mais uma premonição e não da morte em si. Saí do cinema chateado e decepcionado. Como já disse, não pretendo mais assistir a esse filme. Pow, fala sério!!! Um abrção e valeu!

  • Edu

    Não concordo.

    Premonição é um filme de terror e não um filme de conto de fadas que acaba todos felizes para sempre…
    Se você não gosta da premonição vai assisti Branca de Neve.
    ;]

    • Danilo

      Cara a serie premonição e uma serie de filmes de teror mas não que dizer que todos tem que morrer ,
      Muitos filmes de terror como Navio fantasma e a Casa de cera tem sobrevivente e são filmes muito bons então deve ter sim sobreviventes nessa franquia como a Kimberly , Wendy , July , keven , thomas burk. Pois as mortes não foram mostradas