Se evoluimos dos macacos, por que ainda existem macacos? 3


Por anos, eu pensei que a pergunta que dá titulo a este texto nunca realmente fora feita, e era apenas coisas que se atribuía a aqueles que gostam de perturbar os cientistas. Mas que surpresa a minha foi ouvir alguém fazer uma versão dessa pergunta. Não respondi a pessoa na hora, pois não perguntou a mim, mas decidi escrever algo sobre isso. Não sei se alguém se importará ou lerá, mas visto que a internet vem me surpreendendo quanto a ignorância das pessoas… Bem…

baby_with_ape_01

Créditos na imagem

O ponto principal desta pergunta é que o conceito está mal interpretado. Não se diz que o ser humano evoluiu do macaco, se diz que o ser humano evoluiu de um ancestral primata. Os macacos também evoluíram deste ancestral primata, mas seguiram um caminho diferente assim como o gorila, o orangotango, entre outros. Este primata do qual se evoluiu não existe mais – talvez fósseis? – enquanto cada uma de suas variações seguiram por outros caminhos.

Portanto, a pergunta foi feita errada por causa de um conceito interpretado de maneira errada. Ele não é o único. Muitos dos conceitos que temos no dia-a-dia estão mal interpretados, o que pode nos causar problemas, como, por exemplo os vários métodos de se limpar um DVD – algumas pessoas indicam erroneamente utilizar pasta de dente para a limpeza.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Se evoluimos dos macacos, por que ainda existem macacos?