Susan Boyle e O Show Do Preconceito 7 Comentários


A desempregada Susan Boyle, de 47 anos, se apresenta no programa Britain’s Got Talent. Susan tem traços rusticos, sobrancelhas abundantes, excesso de peso, é desengonçada, e usa roupas tipicas de interior. A plateia recebe com risos de escárnio. Simon Cowell, um dos três jurados do programa, pergunta sua idade. Susan responde e acrescenta um rebolado. Nos bastidores, ela disse que nunca fora beijada na vida. Seu sonho era ser cantora profissional. A plateia se divertia com ela. Quem mudasse de canal naquele momento, iria pensar que Susan fazia um quadro de comédia.

E, então, ela começou a cantar. Maravilhosamente.

susan-boyle

Um dos apresentadores diz para a camera: “Vocês não esperavam por isso, esperavam?”

A plateia aplaude de pé. Jurados de boca aberta.

Piers, outro jurado, declara: “Sem duvida, esta é a maior surpresa que eu tive nestes três anos de show. Quando você subiu aí e disse que queria ser igual a Elaine Paige todos riram de você. Ninguém está rindo agora.”

Taylor, a mulher do trio, tambem demonstra sua surpresa: “Estou emocianada, por que sei que todos estavam contra você. Eu honestamente penso que todos nós fomos cínicos e esse foi o maior sinal de alerta de todos.”

Susan Boyle recebe três “SIM” dos jurados, e após sair do palco, Piers declara: “Foi o maior choque que já tivemos”

O vídeo de Susan Boyle esteve em foco no mundo inteiro. Aqui no Brasil, jornais, revistas e emissoras de televisão fizeram matérias sobre ela. Susan Boyle se tornou uma celebridade internacional, e boatos correm que planejam levar a história da vida de Susan Boyle ao cinema, e que Demi Moore estaria interessada em interpretar o papel de Susan.

Mas fica obvio que o sucesso de Susan Boyle é o resultado de duas caracteristicas suas: a sua fantastica voz, e a sua aparencia pouco agradavel. A mulher gorda e feia fez as pessoas automaticamente criarem a idéia que ela faria papel de boba ao declarar querer ser uma cantora. Estava formado o preconceito. Estava formado na cabeça daquelas pessoas o preconceito de que pessoas feias e/ou gordas não possuem talento.

Susan Boyle se tornou sucesso por que calou a boca de todos. Sim, se as pessoas não tivessem preconceito da Susan Boyle, talvez não tivessem se maravilhado tanto perante ao seu talento. Se Susan tivesse a aparencia da Miley Cirus, da Carmem Electra, ou mesmo da Sarah Jessica Parker, seu talento não seria tão elogiado quanto agora. Quem virou noticia não foi a filha de um famoso, uma moça envolvida em escandalos sexuais, uma celebridade que aprontou confusão.

Susan deu uma aula de talento e humildade. Pena que Susan não vai ficar na mídia muito tempo, e as pessoas logo esquecerão esta lição. E quando isso acontecer, então eu direi:

Procura-se Susan Desesperadamente.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

7 pensamentos em “Susan Boyle e O Show Do Preconceito