Tudo O Que Já Ouvi Falar Sobre Mel


Durante minha vida, ouvi falar de diversos alimentos com propriedades fantásticas, os quais deveriam estar presentes em nossa alimentação. Um deles é o Mel. Permita-me compartilhar com vocês o pouco que conheço sobre o mel.

Colher de Mel

Colher de Mel

O mel é um alimento que o homem consome a pelo menos 8 mil anos. Imagine nessa época que dificuldade era de destruir uma colmeia inteira para se conseguir um pouco de mel. Deve ser um alimento que valha muito para um trabalho tão difícil  pois não escapa de levar umas ferroadas!

Bem, não somente o mel é um alimento cheio de energia, mas através dos milênios  ele foi simbolo de riqueza, talismã de sorte e ferramenta médica. Segundo o hinduísmo  o mel é um dos cinco elixires da imortalidade. E não é a toa: existem registros de jarros de mel encontrados em tumbas egipicias, e o mel ali contido ainda estava próprio para consumo. Inclusive, documentos foram encontrados intactos dentro de algumas dessas jarras de mel.

Ao longo dos anos, descobriu-se que o mel possui várias qualidades: é antimicrobiano, anti-séptico e antibacteriano. É por isso que temos vários sabonetes e xampus feitos com mel. E é por isso que temos tratamentos estéticos a base de mel. Inclusive, é recomendado o consumo de mel acrescido de própolis para se evitar doenças e tratar infecções. Alguns médicos atentam que o melhor é consumir mel no seu dia-a-dia, moderadamente.

Mas, é sempre bom avisar: crianças com até um ano não podem consumir mel sobre nenhuma circunstancia – salvo orientação médica – pois nele existe uma substancia a qual o corpo do bebê não está preparado.

Outro aviso importante é identificar o mel puro do mel aditivado – sim, muitas pessoas colocam água ou açúcar no mel, para que este mel renda mais. Existem duas dicas para reconhecer o mel puro: primeiro, coloque um pouco de mel em um copo de água: se o mel afundar e se acumular no fundo, ele é de boa qualidade, pois, se foi aditivado de açúcar  ele começará a se dissolver. Outra dica é colocar mel na ponta de uma vela nova e acender a vela. Se queimar, é mel puro. Caso contrário, é sinal que tem água misturada ao mel. Ah, sim, o mel pode variar bastante de cor e sabor, devido às flores as quais existem na região das abelhas. E sim, o mel cristaliza, ao contrário do que muitos pensam, é sinal de pureza do mel. E sempre leia o rotulo do mel que está comprando. Ele deve ter informações importante sobre o produto.

E para aqueles que quiserem ver mais, eis aqui um episódio do Mundo de Beakman sobre o mel:

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta